Banca de QUALIFICAÇÃO: RHAIANY KELLY LOPES DE OLIVEIRA

DISCENTE: RHAIANY KELLY LOPES DE OLIVEIRA
DATA: 11/12/2017
LOCAL: Sala 202, Bloco C, Campus das Auroras

DESENVOLVIMENTO DE VÍDEO EDUCATIVO PARA A PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA NOS CUIDADOS AOS RECÉM-NASCIDOS

Recém-nascido; Autoeficácia; Estudos de validação; Recursos Audiovisuais.

O cuidado com a saúde do recém-nascido (RN) tem importância fundamental para a re­dução da mortalidade infantil, ainda elevada no Brasil. Assim, é imprescindível que a educação em saúde visando à promoção do cuidado materno ao RNs seja emancipatória. Destaca-se aqui o conceito da autoeficácia como um componente de motivação, tendo um importante papel na aquisição e mudança de comportamento. O objetivo do estudo é laborar um vídeo educativo para a promoção da autoeficácia nos cuidados a serem prestados aos recém-nascidos, uma vez que, tal tecnologia possui versatilidade e é de fácil aplicabilidade. Trata-se de um estudo multi-métodos que será desenvolvido em três fases. Primeira fase: Aprofundamento teórico do construto – revisões narrativas e integrativa da literatura. A busca será realizada em publicações da Organização Mundial de Saúde, documentos oficiais do Ministério da Saúde e outros órgãos de interesse e em periódicos indexados nas seguintes bases de dados: National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), LILACS, Web of Science e SCOPUS. Segunda fase: Delimitação empírica do construto – fase qualitativa. A elaboração da sinopse do vídeo educativo por meio de conhecimento empírico consistirá em um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, por meio de grupo focais, por se valer da razão discursiva e por estudar fenômenos que, necessariamente, nos remete à interpretação realizada pelo observador. Terceira fase: Desenvolvimento do vídeo educativo, que será realizado através de três etapas - pré-produção: (sinopse ou storyline que consiste num resumo geral do que constará no vídeo; o argumento que será construído com base no resultado da fase de revisões e da fase qualitativa; roteiro que se fará com auxílio de um software e será validado por juízes de conteúdos e técnicos; storyboard que é a representação das cenas do roteiro em forma de desenhos sequenciais); produção: se fará a gravação das cenas seguindo o roteiro; e pós-produção: com o vídeo gravado será feito a validação da aparência com juízes e com o público-alvo. A análise dos dados obtidos por meio dos instrumentos de análise do roteiro e do instrumento SAM serão digitados em um banco de dados do sistema Excel for Windows e processados no programa Statistical Package for the Social Sciences versão 22, por meios de análise descritiva e cálculo do IVC para o roteiro. Este projeto será submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Presidente - 1899211 - EMANUELLA SILVA JOVENTINO
Externo ao Programa - 1452417 - EMILIA SOARES CHAVES ROUBERTE
Interno - 2058691 - FLAVIA PAULA MAGALHÃES MONTEIRO
Externo à Instituição - LORENA BARBOSA XIMENES - UFC