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Banca de QUALIFICAÇÃO: VALERIA JANE JACOME FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALERIA JANE JACOME FERNANDES
DATA: 28/11/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 203, Bloco C, Campus das Auroras
TÍTULO:

VÍDEO EDUCATIVO ACESSÍVEL PARA MELHORAR ADESÃO TERAPÊUTICA DE PORTADORES DE HEPATITE B


PALAVRAS-CHAVES:

Vídeo educativo, Tecnologia Assistiva, Hepatite B, Pessoa com Deficiência


PÁGINAS: 34
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Resumo: A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que dois bilhões de indivíduos já tiveram contato com o Vírus da Hepatite B (HBV), sendo 240 milhões portadores crônicos com risco de desenvolverem um quadro grave, como cirrose e carcinoma hepatocelular (WHO 2013). São considerados grupos de maior vulnerabilidade ao HBV os profissionais de saúde, usuários de drogas, manicuras/pedicuras, hemofílicos, hemodialisados, contactantes de indivíduos infectados, receptores de transfusão sanguínea e de hemoderivados, gestantes, portadores de IST’s e grupos populacionais com comportamentos sexuais de risco (BRASIL, 2013). Inclui-se ao grupo de vulneráveis a Pessoas com Deficiência (PcD), que seja pelas barreiras de natureza arquitetônica ou pela insuficiente disponibilidade de tecnologias acessíveis e profissionais de saúde capacitados, tem seu acesso ao serviços e ações de educação em saúde restringidos. Considerando o contexto exposto, esse estudo propõe-se a desenvolver vídeo educativo acessível para melhorar a adesão terapêutica de portadores de HBV. Trata-se de estudo de desenvolvimento metodológico, que será desenvolvido no período de fevereiro a dezembro de 2018. Durante esse período será utilizado a infraestrutura física e tecnológica do Laboratório de Comunicação em Saúde (LabCom_Saúde) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O percurso metodológico de Construção e validação de vídeo educativo, compreenderá: Pré-produção (Sinopse, Argumento, roteiro – o roteiro será submetido a Validação técnica e de conteúdo por especialistas); Produção (gravação da versão final do roteiro) e Pós-produção do vídeo (edição). A população do estudo será composta por especialistas na área da saúde e educação, que deverão auxiliar na validação de conteúdo e das características técnicas do roteiro do vídeo educativo. A seleção dos especialistas dar-se-á por conveniência, utilizando inicialmente a consulta à Plataforma Lattes, com envio de carta-convite, de forma presencial ou por meio de correio-eletrônico. Estabelece-se para fins desse estudo, um mínimo de 11 especialistas para validação de conteúdo e 03 especialistas técnicos para validação do roteiro (LYNN, 1986; LOPES; SILVA; ARAÚJO, 2013).  Para Validação de Conteúdo, será utilizado o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo (IVCE). Para validação do roteiro por especialistas técnicos, será utilizado o Questionário de Avaliação de Tecnologia Assistiva (QUATA). Os dados obtidos serão organizados no Excel versão 2010 e analisados no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 21.0. Para analisar a validade de construto será usado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), calculado com base em três equações matemáticas: o S-CVI/Ave (média dos índices de validação de conteúdo para todos os índices da escala), S-CVI/UA (proporção de itens de uma escala que atinge escores 2 adequado, por todos os juízes) e o I-CVI (validade de conteúdo dos itens individuais). O projeto será submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unilab, por meio da Plataforma Brasil. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE TOMAZ DE CARVALHO - UFC
Externo ao Programa - 1899211 - EMANUELLA SILVA JOVENTINO
Presidente - 535.040.708-20 - LORITA MARLENA FREITAG PAGLIUCA - UFC
Interno - 2255402 - MONALIZA RIBEIRO MARIANO
Notícia cadastrada em: 09/11/2017 11:21
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