Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO UELTON DE ARAUJO DA SILVA

DISCENTE: ANTONIO UELTON DE ARAUJO DA SILVA
DATA: 03/10/2017
LOCAL: Sala 202, Bloco C, Campus das Auroras.

QUALIDADE DO SONO DE ENFERMEIROS E A INTERFACE COM OS INDICADORES GLICÊMICOS DE PESSOAS COM DIABETES.

Diabetes Mellitus; Segurança do Paciente

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O sono é um dos indicadores mais relevantes na qualidade de vida, entretanto, o cotidiano atual com longas jornadas de trabalho e, algumas vezes, alternância de turnos tem prejudicado o repouso de profissionais como os enfermeiros. Estudos relacionados a qualidade do sono dos enfermeiros são relevantes já que esses profissionais prestam assistência em saúde diuturnamente a número expressivo de pessoas no contexto hospitalar e na atenção primária em saúde. As jornadas de trabalho extensas e a alternância em turnos podem afetar o ciclo circadiano e o padrão do sono desses profissionais de saúde. Objetivo: Analisar a associação entre a qualidade do sono de enfermeiros e indicadores glicêmicos de pessoas com diabetes mellitus no município de Redenção- CE. Método: No que concerne a natureza desta investigação, tratar-se- á de estudo de caráter quantitativo do tipo transversal. Caracteriza-se por descritivo-correlacional, pois tem a finalidade de explorar a relação entre variáveis e ao mesmo tempo descrevê-las. O presente estudo será realizado no munícipio de Redenção-CE, no período de outubro de 2017 a março de 2018. A população do estudo será composta por enfermeiros e pessoas com diabetes mellitus. Atualmente o município de Redenção-CE possui uma população de 1.054 pessoas com diabetes cadastrados. Após a coleta de dados os mesmos serão analisados e compilados e distribuídos no software EXCEL 2013, Windows 10, posteriormente a análise estatística será feita por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 22.0. O estudo respeitará os princípios éticos globais em pesquisa com seres humanos. Logo, será submetido ao comitê de ética e pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em consonância com a resolução nº. 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Serão garantidos o acesso aos objetivos da investigação, sigilo e anonimato dos envolvidos, assim como os princípios da bioética tais como, autonomia, não maleficência, beneficência, justiça e equidade, dentre outros (BRASIL, 2012). Será assegurado ainda a liberdade de desistir da pesquisa em qualquer momento.

Presidente - 1806284 - MARCIO FLAVIO MOURA DE ARAUJO
Externo à Instituição - PATRÍCIA FREIRE DE VASCONCELOS - UNILAB
Externo à Instituição - ROBERTO WAGNER JÚNIOR FREIRE DE FREITAS - Fiocruz - RJ
Interno - 2181980 - VIVIAN SARAIVA VERAS