Banca de QUALIFICAÇÃO: CREMEILDA DANTAS DE ABRANTES LÔBO

DISCENTE: CREMEILDA DANTAS DE ABRANTES LÔBO
DATA: 14/09/2017
LOCAL: Campus das Auroras Sala 202 Bloco C 2º Andar

A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA ATUAÇÃO NA ÁREA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.

Vigilância Sanitária; Ensino; Enfermagem.

Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender o processo de formação do enfermeiro para a atuação no campo da Vigilância Sanitária. Trata-se de pesquisa exploratória, documental e descritiva, com abordagem qualitativa, que utilizará a Teoria das Representações Sociais. Será realizado nos municípios de Fortaleza - CE, com enfermeiros que estejam atuando na área da Vigilância Sanitária, e em Redenção – CE, com estudantes que estejam cursando os dois últimos semestres do curso de graduação em enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Por se tratar também de uma pesquisa documental, serão analisados os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de graduação em enfermagem no Brasil e as grades curriculares dos cursos de nível superior em enfermagem, de pelo menos uma universidade ou escola de enfermagem, localizadas nos seguintes países lusófonos: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. A pesquisa terá seus dados coletados em duas fases, sendo a primeira referente à pesquisa documental, e a segunda constituída pela realização de entrevistas com os enfermeiros e estudantes de enfermagem. Os dados oriundos dos PPP e grades curriculares encontrados serão digitados em banco de dados previamente elaborado no programa MicrosoftExcel, versão 2013, com aplicação da técnica de dupla digitação com vistas à verificação de possíveis erros de transcrição. Quanto à apresentação dos resultados, será utilizada estatística descritiva. As gravações das entrevistas serão ouvidas e transcritas na íntegra, e a análise dos dados ocorrerá segundo a perspectiva da Análise Temática, tipo de técnica de Análise de Conteúdo. Também será utilizado, de forma complementar à técnica desenvolvida por Laurence Bardin, a aplicação do software open IRAMUTEQ (Interface de Rpourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) versão 0.7 alpha 2014. Serão respeitados os princípios éticos da pesquisa científica. O projeto será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (CEP-UNILAB).

Presidente - 1960392 - EDMARA CHAVES COSTA
Interno - 2452417 - EMILIA SOARES CHAVES ROUBERTE