Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA SILVA DOS SANTOS

DISCENTE: SABRINA SILVA DOS SANTOS
DATA: 19/12/2016
LOCAL: Sala 203, Bloco C, Campus das Auroras

CONSTRUÇÃO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE UM DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM REAL: ANÁLISE DO FENÔMENO ATRASO NO CRESCIMENTO INFANTIL.

Descritores: Saúde da criança; crescimento e desenvolvimento; criança; Enfermagem

O conceito sobre o fenômeno crescimento infantil é abordado de modo que ainda integrado ao desenvolvimento global da criança, o que possibilita interpretação obscura sobre os dois fenômenos. Em face disso, os profissionais de saúde relatam dificuldades, tendo em vista que tais fenômenos podem não ocorrer separadamente, mas devem ser entendidos como processos sequenciais, ordenados e inter-relacionados. Diante da complexidade na avaliação do crescimento, é necessário que o enfermeiro conheça os padrões normais do crescimento saudável para identificar algum atraso ou desvio do padrão considerado normal com base nos parâmetros mencionados anteriormente. Apesar das deficiências encontradas durante o acompanhamento à saúde da criança, seja por falta de infraestrutura, saber teórico prático ou mesmo falta de recursos humanos, o Brasil tem avançado nessa assistência em relação a outros países pertencentes à lusofonia. É perceptível o avanço na promoção e prevenção da saúde da criança, o que tem ocorrido de forma bem discreta nos países africanos, como por exemplo, em Cabo Verde, onde as doenças respiratórias agudas, diarreia e infecções perinatais, ainda são as principais causas de morbimortalidade, além da condição da má nutrição crônica. A situação de Moçambique é semelhante, pois o país apesar de alguns avanços no seu sistema de saúde, ainda continua a ter uma das mais baixas taxas de sobrevivência infantil e elevadas taxas de mortalidade infantil em menores de 5 anos. Sendo a taxonomia da NANDA-I de caráter internacional, é pouco provável que, os profissionais nos cenários desses países façam uso desta taxonomia para o atendimento das necessidades das crianças. A construção de um DE obedece a seguinte estrutura: título, definição, classe, domínio, características definidoras (CD) e fatores relacionados (FR). Ademais, o Diagnóstico de Enfermagem pode ser caracterizado como: Diagnóstico real ou com foco no problema, o qual corresponde a uma resposta humana indesejada a condição de saúde existente em determinado momento (ex: Atraso no crescimento infantil). Os diagnósticos de enfermagem são ferramentas úteis e indispensáveis na assistência de enfermagem, sendo estes tecnologias do cuidado leve-duras. Na busca por uma melhor definição dos diagnósticos de enfermagem, os quais podem aparecer de modo dúbio, ambíguo e com sentindo vago, estão os estudos direcionados a análise de conceito que, de modo geral, reúnem esforços, métodos específicos e estratégias distintas em sua pesquisa, com intuito de clarificar determinados conceitos que ainda permanecem incongruentes e sem consenso na literatura, implicando diretamente na tomada de decisão por juízo diagnósticos na prática clínica profissional, como por exemplo, o conceito de atraso no crescimento fenômeno relacionado ao diagnóstico de enfermagem Crescimento e Desenvolvimento da NANDA-I. Nesse sentido o presente estudo tem por objetivo a construção de elementos estruturais de um diagnóstico de enfermagem real voltado para o atraso no crescimento infantil com base na literatura. Nesse contexto, pretende-se identificar conceitos, atributos, antecedentes e consequentes do fenômeno atraso no crescimento infantil na literatura por meio da utilização do método da revisão Integrativa, a fim de elaborar definições conceituais e operacionais referentes ao atraso no crescimento infantil sendo essas submetidas a verificação por meio da análise de conteúdo dos componentes (conceitos, definições conceituais e definições operacionais) do fenômeno atraso no crescimento infantil entre enfermeiros proficientes na área de nacionalidades pertencentes aos países lusófonos. Com intuito de atender aos preceitos éticos e legais da pesquisa, estabelecidos pela resolução 466/12, o projeto será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Presidente - 2058691 - FLAVIA PAULA MAGALHÃES MONTEIRO
Externo à Instituição - NIRLA GOMES GUEDES - UFC