Banca de QUALIFICAÇÃO: SUSY MARIA FEITOSA DE MELO FREITAS

DISCENTE: SUSY MARIA FEITOSA DE MELO FREITAS
DATA: 14/12/2016
LOCAL: Sala 203, Bloco C, Campus das Auroras

LEVANTAMENTO DOS FATORES DE RISCO PARA SOBREPESO/OBESIDADE E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA ENTRE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO - CEARÁ.

Descritores: Obesidade Infantil; Fatores de risco; Hipertensão Arterial; Enfermagem; Estudantes.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores de risco para o sobrepeso/obesidade infantil e hipertensão arterial sistêmica entre escolares do município de Redenção – Ceará. Trata-se de estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Os locais de coleta de dados serão três escolas localizadas na sede, sendo duas instituições públicas de ensino fundamental e uma instituição particular. A população será constituída por 704 alunos, de ambos os sexos, com idades entre 6 e 12 anos, que estiverem regularmente matriculados e ativos no ano letivo de 2017, além de seus respectivos pais/responsáveis. A amostra será aleatória simples, totalizando 249 alunos. Serão mensurados o peso corporal e a altura, índice de massa corporal (IMC), a circunferência da cintura, a prega cutânea do tríceps, os níveis de pressão arterial sistólica e diastólica, além da glicemia capilar em jejum ou ao acaso. Os dados sociodemográficos, clínicos e hábitos de vida serão obtidos por meio de entrevista semiestruturada com o binômio criança e pai/responsável. Os questionários serão baseados no Family Nutrition & Physical Activity Tool. Pretende-se criar um Procedimento Operacional Padrão para a realização da coleta de dados com o intuito de uniformizar esta etapa para todos os envolvidos. Do mesmo modo, o formulário passará por teste preliminar com cinco binômios, com o intuito de verificar a adequabilidade das perguntas e o tempo médio gasto nesta etapa. Os resultados serão submetidos à análise estatística descritiva e serão aplicados testes para associação entre as variáveis. Serão respeitados os princípios éticos da pesquisa científica. O projeto encontra-se em apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (CEP-UNILAB), onde constam, conforme a Resolução 466/12, os Termos de Consentimento e de Assentimento Livre e Esclarecido, para os pais/responsáveis e as crianças que concordarem participar do estudo.

Interno - 1806284 - MARCIO FLAVIO MOURA DE ARAUJO
Presidente - 2181980 - VIVIAN SARAIVA VERAS
Notícia cadastrada em: 07/12/2016 16:22
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - sigaa1.sigaa1