Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA MAYRA DE SOUSA MELO

DISCENTE: FRANCISCA MAYRA DE SOUSA MELO
DATA: 15/12/2016
LOCAL: Sala 203 Bloco - C Campus das Auroras

EFEITOS DE INTERVENÇÕES EDUCATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA MATERNA NA PREVENÇÃO DA DIARREIA INFANTIL EM REDENÇÃO-CE.

Descritores: Diarreia infantil; Tecnologia educacional; Autoeficácia; Enfermagem.

A diarreia infantil é considerada um grave problema de saúde pública em países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, visto ser uma das doenças mais prevalentes e responsável por elevados números de óbitos de crianças menores de cinco anos de idade. Sabe-se que o manejo e o tratamento adequado da diarreia proporcionam rápida resolutividade do caso e que as mães são as principais cuidadoras dos filhos, tornando-se essenciais para promoção da saúde deles, desde que tenham autoeficácia, conhecimentos e atitudes adequadas. Compreendendo-se como uma tecnologia de cuidado, a educação em saúde é uma ferramenta de valorização dos saberes, das práticas e do contexto cultural das pessoas envolvidas no processo educativo. Os instrumentos educativos assumem papel importante enquanto estratégia de suporte para atividades de projetos educacionais em saúde, tendo em vista que ajudam o indivíduo a compreender as informações que lhes são transmitidas, além de funcionarem como um recurso prontamente disponível para que as cuidadoras das crianças menores de 5 anos possam utilizar em domicílio. O presente estudo terá como objetivo avaliar o efeito do uso de intervenções educativas para promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil no município de Redenção-CE.  Neste contexto, será um ensaio clínico randomizado (ECR) que se dará a partir da utilização de intervenções educativas (leitura e entrega da cartilha e aplicação do vídeo educativo) a serem aplicadas em diferentes grupos de mães de crianças menores de cinco anos de idade (grupo controle e de intervenções no município de Redenção-CE). A população será composta por mães de crianças menores de cinco anos de idade cadastradas ou atendidas em livre demanda nas UAPS selecionadas do município de Redenção-CE. As mães que atenderem aos critérios de seleção do município de Redenção-CE serão entrevistadas após o consentimento formal por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O banco de dados será digitado e analisado no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS Inc., Chicago, Estados Unidos), versão 20.0. Com o intuito de respeitar os preceitos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos, o presente projeto será submetido para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional Da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Presidente - 1899211 - EMANUELLA SILVA JOVENTINO
Interno - 2452417 - EMILIA SOARES CHAVES
Externo à Instituição - LORENA BARBOSA XIMENES - UFC
Notícia cadastrada em: 06/12/2016 11:25