Banca de QUALIFICAÇÃO: TIBELLE FREITAS MAURICIO

DISCENTE: TIBELLE FREITAS MAURICIO
DATA: 04/11/2016
LOCAL: Sala 203 bloco C Campos dos Auroras

Diagnóstico de Enfermagem Risco de Função Cardivascular Prejudicada em Estudantes Universitários dos Paísea Lusófonos no Brasil.

Diagnóstico de Enfermagem. Doenças cardiovasculares. Estudantes.

Aponta-se, atualmente, que as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) constituem a principal causa de morbimortalidade no mundo. No conjunto destas doenças, ganham destaque as doenças cardiovasculares (DCV). O estudo proposto tem por objetivo investigar a presença do diagnóstico de enfermagem Risco de função cardiovascular em estudantes universitários internacionais e brasileiros da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. O local de coleta de dados será a UNILAB, situada apenas no estado do Ceará. A população do estudo será constituída por 2496 estudantes universitários de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, nascidos nos seguintes países: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe ou Timor-Leste, que estejam regularmente matriculados e ativos no Programa de Graduação da UNILAB na modalidade presencial. A amostra será estratificada, totalizando 322 acadêmicos. A coleta de dados dar-se-á por fonte primária, na qual será realizada entrevista para aplicação de formulário, com questões abertas e estruturadas. Será solicitada a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Após a entrevista, será realizada a coleta dos dados antropométricos (mensuração de peso, altura, circunferência abdominal) e aferição da pressão arterial, bem como, será agendada a coleta dos exames laboratoriais (glicemia, colesterol e triglicerídeos).  Os resultados serão submetidos à análise estatística descritiva e serão aplicados testes para associação. Serão respeitados os princípios éticos da pesquisa científica.

Externo à Instituição - ANA RAILKA DE SOUSA OLIVEIRA KUMAKURA - UNICAMP
Externo ao Programa - 1988601 - DANIEL FREIRE DE SOUSA
Presidente - 1944312 - RAFAELLA PESSOA MOREIRA
Interno - 2053154 - TAHISSA FROTA CAVALCANTE