Notícias

Banca de DEFESA: HÉVILA FERREIRA GOMES MEDEIROS BRAGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HÉVILA FERREIRA GOMES MEDEIROS BRAGA
DATA: 30/04/2024
HORA: 13:00
LOCAL: Sala virtual Google Mett
TÍTULO:

Desenvolvimento de curso online para aperfeiçoamento dos profissionais de enfermagem sobre reanimação do recém-nascido


PALAVRAS-CHAVES:

Reanimação cardiopulmonar. Tecnologia educacional. Educação a distância. Enfermagem.


PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

É evidente o impacto que a reanimação cardiopulmonar realizada por profissionais de saúde capacitados pode ter na mortalidade infantil, uma vez que este cuidado sendo prestado de forma rápida e efetiva evita óbitos neonatais. Neste contexto, para o bom desempenho da reanimação são necessários, além da rapidez e eficiência no atendimento, conhecimento técnico científico e habilidade técnica por parte dos profissionais que realizam as ações. Assim, a utilização de recursos digitais pode contribuir significativamente para a aprendizagem na educação profissional. O objetivo geral deste estudo é desenvolver um curso online para capacitação profissional sobre reanimação cardiopulmonar neonatal. Trata-se de uma pesquisa metodológica, de produção tecnológica. O desenvolvimento do curso online foi baseado no modelo de Design Instrucional Contextualizado (DIC) que propõe o desenho de atividades de ensino-aprendizagem conforme o contexto, as necessidades e os objetivos do aprendiz. O curso online foi implementado no ambiente virtual de aprendizagem UNILAB Virtual da universidade contando com cinco unidades de aprendizagem, a saber: 1. Conceitos iniciais para identificar a parada cardiorrespiratória; 2. Equipe de alto desempenho; 3. Cuidados para a ventilação do recém-nascido; 4. Massagem cardíaca e medicações; 5. Cuidados pós-reanimação. As unidades seguiram a mesma estrutura didática que integra os objetos de aprendizagem, as estratégias de aprendizagem e as avaliações diagnóstica e somativa, além de apresentar hipertextos, recursos de áudio, vídeos e imagens. O conteúdo didático foi fundamentado nas diretrizes internacionais da American Heart Association 2020, no Pediatric Advance Life Support 2021 e nas diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria 2022. Além disso, foi realizada uma pesquisa de opinião, por meio do envio de um formulário online, com profissionais da equipe de enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem) para conhecer as principais dificuldades, dúvidas e sugestões de conteúdos sobre reanimação neonatal. Participaram dessa etapa 21 profissionais de enfermagem e os principais assuntos relatados foram: cuidados com a administração de medicamentos, manobras da massagem cardíaca, ventilação por pressão positiva, passo a passo da reanimação e definição do papel de cada profissional de saúde durante a reanimação neonatal. A construção do curso se mostrou uma atividade complexa e desafiadora, uma vez que procurou desenvolvê-lo com elementos de interatividade que proporcionam possibilidades didáticas para motivar e engajar os usuários na aprendizagem ativa e garantir a promoção do conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1780647 - ANTONIO CARLOS DA SILVA BARROS
Presidente - 1899211 - EMANUELLA SILVA JOVENTINO MELO
Interno - 2058691 - FLAVIA PAULA MAGALHÃES MONTEIRO
Externo ao Programa - 1065280 - LEIDIANE MINERVINA MORAES DE SABINO
Externo à Instituição - REGINA CLÁUDIA DE OLIVEIRA MELO - UFC
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 13:48
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1