Desenvolvimento de software de realidade virtual para apoio à assistência hospitalar à pessoa no espectro autista.
Transtorno do Espectro Autista. Software. Realidade Virtual. Profissionais de Saúde.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem de neurodesenvolvimento cada vez mais frequente na população. As crianças com autismo precisam de suportes terapêuticos que as ajudem a enfrentar as adversidades no itinerário do cuidado. O ambiente hospitalar é propício para a desregulação sensorial da pessoa com TEA pois devido às mudanças ambientais a criança pode apresentar dificuldades em processar o calor ou o frio, o cansaço, a fome, as luzes e os sons de modo que atividades simples podem se tornar desafiadoras. Os profissionais de saúde carecem de mais conhecimentos acerca da assistência à pessoa autista, requerendo que estes realizem suas atividades buscando aprimorar suas práticas de assistência, propondo-se a construir vínculos com as crianças e suas famílias, e desta forma construir planos de cuidados mais eficientes e humanizados. O objetivo geral é construir e avaliar um software baseado em realidade virtual para auxiliar os profissionais de saúde na assistência ao manejo da criança autista. Estudo metodológico de construção e avaliação de uma tecnologia educativa que consiste em um software baseado em Realidade Virtual voltado para profissionais de saúde sobre como assistir a uma criança autista na assistência hospitalar.
Serão seguidas as etapas de desenvolvimento de softwares: comunicação, planejamento, modelagem, construção e entrega. Para delimitação do referencial conceitual do software, será realizada uma revisão de escopo sobre as estratégias de assistência à saúde de crianças autistas, conforme Preferred Reporting items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (Prisma-ScR), bem como será realizado um estudo descritivo, exploratório e qualitativo com o propósito de levantamento das dúvidas e necessidades de informação junto aos profissionais de saúde; e junto a pais e cuidadores de crianças com TEA acerca de suas percepções sobre a assistência prestada à criança no hospital. A amostragem será não- probabilística por conveniência e delimitada pelo critério de saturação de dados. Após a construção e entrega do software, o mesmo passará por um processo de validação junto a: 1. Experts da área da saúde que tenham conhecimentos na área de saúde da criança e TEA (docentes e assistenciais); 2. Experts da área da computação. Para o processo de avaliação da qualidade técnica do software será seguido o conjunto de quesitos da ISO/IEC 25010. Os experts serão selecionados por meio da amostragem não-probabilística por julgamento e amostragem em rede. Para as análises desta etapa serão calculados o coeficiente de validade de conteúdo, o Coeficiente de Validade de Conteúdo e o teste binomial, com auxílio do software R. A análise estatística inferencial dos dados será realizada no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0. O estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNILAB.