Evidências de validade e confiabilidade do jogo educativo “Na Trilha da Prevenção do Câncer de Colo do Útero”
Educação em Saúde. Enfermagem. Neoplasias do Colo do Útero. Psicometria. Reprodutibilidade dos Testes. Tecnologia Educacional.
Os jogos educativos têm-se consolidado como importante recurso na educação em saúde, apresentando propriedades que contribuem para aquisição de conhecimentos favoráveis ao cuidado de si e do outro. Nessa perspectiva, o jogo educativo pode contribuir positivamente na área da saúde para a prevenção de doenças, como o câncer de colo de útero. No ano de 2021, o pesquisador realizou a construção de jogo educativo com o escopo de fornecer às mulheres acesso a informações sobre a prevenção do câncer de colo de útero e promover o autocuidado. A partir disso, objetivou-se neste estudo analisar as evidências de validade e confiabilidade do jogo educativo “Na Trilha da Prevenção do Câncer de Colo do Útero”. Trata-se de estudo
psicométrico. As evidências de validade e confiabilidade de conteúdo ocorreram com um quantitativo de 21 juízes especialistas (enfermeiros, pesquisadores, docentes e assistenciais, e profissional em design e marketing). As evidências de validade e confiabilidade de processos de respostas sucederam-se com oito mulheres residentes no município de Acapare, no Estado do Ceará, e cadastradas no Centro de Atenção Integral à Saúde. Como forma complementar a essa validade pelo público-alvo, realizou-se a técnica de observação e debriefing. As evidências de validade e confiabilidade das consequências de testagem foram obtidas a partir da avaliação por nove mulheres internacionais universitárias de Guiné-Bissau. Os dados
quantitativos foram sistematizados no programa Microsoft Excel®, transpostos para o Epi InfoTM para as análises descritivas e Jamovi® para os testes de alfa de Cronbach e ômega de McDonald. Estes foram apresentados em tabelas e quadros. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo, sendo organizados e apresentados em categorias temáticas. O jogo educativo apresentou validade de conteúdo (IVC=0,98 – conteúdo, IVC=1,0 – aparência), de processo de resposta (IVC=1,00) e da consequência de testagem (IVC=1,00). E demonstrou alta consistência interna de conteúdo (α-Cronbach=0,89; ω-McDonald=0,91 – conteúdo, α-Cronbach=0,950; ω-McDonald=0,996 – aparência), de processo de resposta (α-Cronbach=0,929; ω-McDonald=0,974) e da consequência de testagem (α-Cronbach=0,929; ω-McDonald=0,971). O jogo educativo “Na Trilha da Prevenção do Câncer de Colo do Útero”, mostrou ser uma tecnologia válida e confiável para aplicação com brasileiras e guineenses, estudantes do ensino superior, nas atividades de educação em saúde.