Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA TYELLEN DE SOUSA ALVES

DATA: 18/08/2023

MÁ QUALIDADE DO SONO E SUA INTERFACE COM A EXPOSIÇÃO AO HIV EM ADOLESCENTES

Qualidade do sono. HIV. Adolescentes. Comportamento Sexual de Risco

Os comportamentos sexuais de risco por adolescentes incluem início precoce da vida sexual, inúmeros parceiros e relação desprotegida, e trazem consequências sérias tanto para esses jovens como para a sociedade. Quando o público é o adolescente, naturalmente curioso, a internet torna-se ainda um espaço ilimitado, em todas as direções, ampliando a liberdade de expressão, dos relacionamentos e da sexualidade. A qualidade do sono guarda estreita relação com a produção e regulação os hormônios sexuais e consequentemente por padrões sexuais específicos. O objetivo deste projeto é analisar a associação entre qualidade do sono e comportamentos sexuais de risco para infecção por HIV em adolescentes. Tratar-se-á de estudo epidemiológico, observacional, analítico, de campo, do tipo transversal a ser realizado nas cidades de Itaitinga e Redenção no Estado do Ceará/Brasil. A população desta pesquisa será composta por adolescentes, devidamente matriculados em instituições de ensino públicas nos respectivos municípios alocados para o estudo. A pesquisa será executada no período de outubro de 2023 a março de 2024. Para o cálculo do tamanho amostral escolhemos o desfecho risco de exposição ao HIV em adolescentes com má qualidade do sono. Considerando que a população sob estudo é de 3.267 alunos   matriculados no ano de 2022 nas escolas públicas dos municípios de Redenção e Itaitinga, a amostra do estudo será de 344 participantes. Cada município que compõe o estudo (Redenção e Itaitinga) terão equipe de pesquisa e coordenador local. Com intuito de diminuir erros de tabulação os dados passarão por dupla digitação na instituição proponente da pesquisa. Serão geradas medidas de tendência central, frequência absoluta e relativa das variáveis abordadas. Como princípio ético global o estudo será submetido aos comitês de ética e pesquisa com seres humanos (COMEPE) das duas instituições envolvidas com a coleta de dados.

Presidente - 1806284 - MARCIO FLAVIO MOURA DE ARAUJO
Interno - 3053721 - ANNE FAYMA LOPES CHAVES
Externo à Instituição - ANA CRISTINA PEREIRA DE JESUS COSTA - UFMA
Externo à Instituição - PATRÍCIA NEYVA DA COSTA PINHEIRO - NENHUMA