Banca de DEFESA: ALANNA ELCHER ELIAS PEREIRA

DISCENTE: ALANNA ELCHER ELIAS PEREIRA
DATA: 29/06/2023
LOCAL: Sala de Orientação 2, Bloco A, Campus das Auroras

ASPECTOS PSICOSSOCIAIS VIVENCIADOS PELOS UNIVERSITÁRIOS INTERNACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

COVID-19. Impacto Psicossocial. Saúde Mental. Estudantes. Emigrantes e Imigrantes.

INTRODUÇÃO: O impacto da pandemia da COVID-19 na saúde mental das pessoas é extremamente preocupante, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). O isolamento social, o medo de contágio e a perda de membros da família são agravados pelo sofrimento causado pela pandemia. O risco se agrava ainda mais entre estudantes internacionais que se deslocam para realizar a formação superior em outro país e se deparam com uma nova realidade. Vivem muitas vezes sozinhos, longe do ambiente familiar, morando de aluguel com bolsa de estudo limitada, agravando-se, assim, com as medidas de restrições sanitárias. OBJETIVO: Identificar e analisar os aspectos psicossociais vivenciados por universitários internacionais durante a pandemia da COVID-19. METODOLOGIA: Trata-se de uma investigação de métodos mistos, utilizando dados quantitativos e qualitativos, com natureza exploratória sistematizada com instrumento específico. O estudo foi realizado em 2022. Os participantes foram estudantes internacionais, oriundos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cursando os cursos do Instituto de Humanidades e Instituto de Ciências e Saúde. Para a coleta de dados foi utilizado dois instrumentos: um formulário sociodemográfico e um questionário. A aplicação do questionário ocorreu por meio de entrevista. O conteúdo foi gravado, transcrito e analisados por meio da técnica defendida por Bardin. E os quantitativos foram organizados e processados no programa IBM SPSS Statistics 21 e foi realizada a análise estatística descritiva de frequência dos dados sociodemográficos e psicossociais. A coleta de dados ocorreu em Setembro, após à apreciação e aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. RESULTADOS E DISCUSSÃO:Participaram do estudo 117 estudantes internacionais, a maioria guineense, do sexo masculino. 42 participaram da entrevista semiestruturada. Apenas 21 foram diagnosticados com COVID-19, a maioria relatou que tiveram perda da qualidade do sono, medo de se infectar e sentimento de solidão. 75 sentiram a necessidade de um auxílio psicológico, mas apenas 15 conseguiram, a maioria teve suas condições socioeconômicas e o rendimento na universidade afetado. Observou-se uma relação significativa entre ter sentido necessidade de auxílio psicológico e ter tido ansiedade durante a pandemia, entre não ter um companheiro e ter tido perda da qualidade de sono, assim como ter uma renda de até 1 salário mínimo e sentir necessidade de auxílio psicológico. Constatou-se uma relação significativa que apesar de terem sentido necessidade de auxílio psicológico durante a pandemia, os estudantes não se automedicaram. Observou-se uma relação entre ter tido dificuldade para se alimentar e distúrbios alimentares. Constatou-se ainda uma relação significativa entre ter tido dificuldade de concentração e ter tido dificuldade para se alimentar e ter tido o rendimento da Universidade afetado. CONCLUSÃO: Conclui-se que as prevalências de sintomas psicossociais entre os estudantes internacionais devido à pandemia e às medidas adotadas neste período agravaram a saúde mental e deram lugar a outros problemas, como a falta de concentração e rendimento na universidade colocando em risco o abandono do curso ou até mesmo conduzi-los à ideação ou tentativa ao suicídio, quando esse cuidado da saúde mental é negligenciado.

Externo à Instituição - ALBERTINA ANTONIELLY SYDNEY DE SOUSA - ENSP
Presidente - 1483962 - CAROLINA MARIA DE LIMA CARVALHO
Externo ao Programa - 1063163 - HILANA DAYANA DODOU
Interno - 2255402 - MONALIZA RIBEIRO MARIANO GRIMALDI