DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE INFOGRÁFICO ANIMADO PARA ENSINO DE ENFERMAGEM SOBRE PRÁTICA DE CUIDADO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Pessoas com Deficiência. Educação em Enfermagem. Cuidados de Enfermagem. Tecnologia Educacional. Enfermagem
Na formação de Enfermagem, percebe-se que é a profissão com maior contato com o paciente, família e comunidade atendendo as necessidades humanas básicas, como também, demandas sociais e culturais do seu público de forma integralizada fundamentada nos princípios do Sistema Único de Saúde. Considerando o atendimento às PcD pela Enfermagem, há muitos desafios encontrados como a comunicação, atitudes e conhecimentos em relação ao público de Pessoa com Deficiência, o que torna o cuidado insuficiente desde o acolhimento a essas pessoas, fato que pode gerar barreiras de acesso à saúde. Poucos estudos são voltados para o ensino sobre Pessoa com Deficiência dentro da academia de Enfermagem, o qual precisa de implementação de conteúdo para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes relacionados à este público. Além disso, disseminar conteúdos sobre a temática de pessoa com deficiência através de Tecnologias da Informação e Comunicação, podem ser estratégia eficaz de facilitar o ensino-aprendizagem. Diante disso, objetivou-se construir infográfico educativo para auxiliar o ensino-aprendizagem de Enfermagem sobre pessoas com deficiência utilizando o referencial da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia. Trata-se de estudo metodológico de construção e validação de infográfico educativo para ensino de Enfermagem sobre as pessoas com deficiência. Será realizado duas grandes etapas e suas respectivas sub etapas, segundo as fases de produção de material didático de Maciel, Rodrigues e CarvalhoFilho (2015): 1. Construção do infográfico animado educativo (Planejamento, produção, implementação e avaliação) e, 2. Validação do infográfico (Teste piloto). Será desenvolvida Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, no curso de Graduação em Enfermagem. Após a construção, o infográfico educativo será validado por especialistas com seguimento dos pressupostos de Jasper (1994) e, após essa etapa será validado pelo público-alvo. Para análise dos dados, será utilizado o método do Índice de Validade de Conteúdo para verificar a confiabilidade dos dados e concordância dos itens doinfográfico igual ou superior a 80%, com nível de significância de 5%. O estudo respeitará a resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, no qual somente iniciará a validação e coleta de dados após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)