Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILLE FELISMINO VASCONCELOS

DISCENTE: JAMILLE FELISMINO VASCONCELOS
DATA: 03/05/2023
LOCAL: Campus das Auroras - Bloco A, Sala 302 - Videoconferência

Validação do Protocolo Clínico de Enfermagem para Investigação de Endometriose na Atenção Primária à Saúde

Endometriose; Protocolo Clínico; Enfermagem, Validação.

Estima-se que aproximadamente 176 milhões de mulheres ao redor do mundo sejam acometidas pela endometriose, tornando a condição uma das principais causas de hospitalização nos países industrializados, elevando os custos com a saúde pública. Além disso, estudos apontam que o tempo transcorrido entre o início dos sintomas e o diagnóstico pode variar entre 7 a 12 anos, acarretando consequências graves às
portadoras. Diante desse contexto, a pesquisa busca validar um protocolo clínico de enfermagem para rastreamento da endometriose na atenção primária à saúde. Para isso, será desenvolvido um estudo metodológico para avaliação de tecnologia, fundamentada na teoria da psicometria de Pasquali (2010), com abordagem quantitativa. O estudo contará com duas fases: a primeira refere-se à avaliação online do constructo com 22 experts e a segunda a avaliação com público-alvo, contendo de 30 a 40 indivíduos. A primeira contará com juízes docentes e assistenciais no modo online, através da Técnica de Delphi, onde os participantes receberão um linkpara plataforma Google Forms onde constará: termo de consentimento, instrumento de caracterização de juízes, protocolo na íntegra e instrumento de avaliação AGREE II. A fase de avaliação com público-alvo, será representada pelos profissionais enfermeiros da atenção básica dos municípios de Acarape e Redenção, que serão abordados em momento oportuno de seu expediente, e em caso de aceite receberão o termo de consentimento, instrumento de caracterização dos participantes, protocolo na íntegra e instrumento de avaliação de abrangência, clareza e relevância. Em ambas as fases os participantes terão o prazo de 30 dias para responderem ao formulário. A análise dos dados será feita utilizando a estatística descritiva e análise fatorial para detalhar as características da amostra, estabelecer relação entre as variáveis e verificar as diferenças estatisticamente significantes para compreensão e aplicabilidade do protocolo. Será utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para mensurar o nível de concordância entre os juízes e o teste binomial para assegurar a factibilidade estatística do teste. O projeto será submetido à Plataforma Brasil, para análise do Comitê de Ética em Pesquisa, respeitando a Resolução Nº 466 de 2012.

Presidente - 3053721 - ANNE FAYMA LOPES CHAVES
Interno - 3155460 - LIVIA MOREIRA BARROS