Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA RAYSSA DO NASCIMENTO NOGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA RAYSSA DO NASCIMENTO NOGUEIRA
DATA: 29/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Videoconferência 302, Bloca A - Campus das Auroras
TÍTULO:

“GESTANTES DE UM MUNICÍPIO CEARENSE: DOS DETERMINANTES SOCIAIS, GESTAÇÃO E PRÉ-NATAL ÀS CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL E MICROBIOTA ORAL”


PALAVRAS-CHAVES:

Gravidez; Determinantes Sociais em Saúde; Saúde Bucal; Enfermagem; Pré-natal.


PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

A gestação, além de ser um evento fisiológico, é um fenômeno social, influenciado pelos Determinantes Sociais da Saúde (DSS), os quais podem interferir na progressão e no desfecho clínico da gestação e na saúde bucal da mulher. Essa é afetada pela atuação hormonal e alterações na microbiota oral e nos hábitos alimentares que, associadas à deficiência na higienização bucal, promovem doenças orais, capazes de repercutir na saúde da futura mãe e do feto. Assim, essa pesquisa objetiva associar os DSS e os aspectos relacionados à gestação,
ao pré-natal e à saúde bucal de gestantes atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de municípios cearenses. Trata-se de um estudo observacional, analítico, transversal e de abordagem mista, sequencial e explanatória, a ser realizado com gestantes atendidas em UAPS dos municípios de Eusébio e Acarape (CE), no ano de 2023 e 2024. O projeto será realizado em 3 etapas. Na primeira, após aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), o instrumento será validado semanticamente por gestantes de Acarape, por grupo focal. Na segunda etapa, após consentimento, o instrumento será preenchido por
gestantes de Eusébio e Acarape. Em seguida, registrar-se-ão as informações da Caderneta da Gestante das participantes referentes a exames físico e laboratoriais e condições de saúde bucal. Logo depois, quantificar-se-á o pH salivar, o que será seguido pela coleta da microbiota oral. No laboratório de Microbiologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), as amostras da cavidade oral serão avaliadas quanto ao isolamento, identificação, sensibilidade a antifúngicos e fatores de patogenicidade da Candida.
Os dados obtidos serão organizados no Excel for Windows, versão 2019. Para obter as frequências absolutas e relativas, medidas de tendência central e dispersão das variáveis quantitativas, os dados serão processados no programa Epi Info, versão 7.2.1.0. Para avaliar a relação entre as variáveis categóricas, será aplicado o Teste de Qui- quadrado ou o Teste exato de Fisher, os quais serão realizados pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para Windows, versão 23.0. Para as variáveis quantitativas, os dados serão avaliados quanto à normalidade e, em seguida, serão aplicados os testes para comparação entre os resultados. Será adotado o nível de significância de P < 0,05. Para a interpretação das respostas subjetivas do questionário, será empregada a análise de conteúdo de Bardin. Ressalta-se que todos os preceitos éticos recomendados pelo Comitê de Ética em Pesquisa serão resguardados. O projeto terá início mediante sua aprovação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1985203 - ANA CAROLINE ROCHA DE MELO LEITE
Externo à Instituição - CINTHIA NARA GADELHA TEIXEIRA - UNIFOR
Interno - 1960392 - EDMARA CHAVES COSTA
Externo ao Programa - 1985462 - ERIKA HELENA SALLES DE BRITO
Interno - 1769364 - LEILANE BARBOSA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 27/03/2023 13:42
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1