Banca de QUALIFICAÇÃO: TÂNIA MARIA DE GÓES

DISCENTE: TÂNIA MARIA DE GÓES
DATA: 20/12/2022
LOCAL: Sala de Videoconferência do Campus das Auroras (UNILAB), em Redenção/CE

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE REDENÇÃO (CEARÁ)

Racismo; Educação antirracista; Formação

No percurso desta pesquisa consideramos fundamental discutir a formação inicial e continuada dos professores tomando como referência as orientações das leis 10.639/03 e 11.645/08 e as práticas docentes em sala de aulas voltadas para o combate do racismo e o respeito a diversidade cultural dos/as alunas/as. A Apontamos como objetivo geral: compreender as trajetórias de formação inicial e continuada dos (as) professores (as) que atua na escola Doutor Edimilson Barros de Oliveira e a escola Sebastião José Ribeiro, analisando em que medida essas trajetórias contribuem para práticas docentes antirracistas em sala de aula e para a incorporação de discussões das questões étnico-raciais para a formação educacional dos alunos do ensino fundamental ano iniciais. Nos objetivos específicos temos: a) Analisar o processo de formação inicial e continuada dos professores e professoras que atuam em escolas do Município de Redenção, no Estado do Ceará, a partir de uma perspectiva formativa para educação antirracista; b) Discutir de que forma os professores e professoras incorporam nas suas práticas docentes as orientações das leis 10639/03 e 11.645/08; c) Identificar como os as) professores (as) valorização os saberes culturais, a identidade cultural e étnico-racial dos alunos na sala de aula; d) Analisar se os cursos de formação de professores, inicial e continuada da escola Doutor Edimilson barros de Oliveira e a escola Sebastião Jose Ribeiro, localizadas no município de Redenção, problematizam e discutem as relações éticos raciais a partir da legislação educacional vigente. Neste sentido, a pesquisa teve como foco a formação de um(a) professor(a) reflexivo e comprometido/a com a educação escolar antirracista, que será capaz de provocar nos (as) alunos (as) a consciência de que esses povos são sujeitos da história brasileira, e identificando o quanto o racismo está presente na sociedade e nos espaços escolares e as consequências para os grupos sociais vítimas do racismo no contexto escolar e fora dele. Para realização da pesquisa foi utilizado o método do estudo de caso, que se constitui uma adequada estratégia de pesquisa para obter respostas às questões que está relacionado com as nossas vivências quando acontecimentos passados e presentes, para que possamos entender o passado e conhecendo o passado podemos traçar metas para combater o racismo e outros injustiças. Tivemos como lócus de pesquisa duas escolas do município de Redenção , no Estado de Ceará. No desenvolvimento da pesquisa houve a necessidade de falarmos sobre o racismo estrutural, que é praticado pela sociedade de forma dissimulada, fazendo com que essa sociedade naturalize o racismo, e por naturalizar acaba reproduzindo o racismo de forma consciente ou inconsciente. Por isso, a formação do/a professor/a é uma das ferramentas indispensável para o combate do racismo na educação escolar. Portanto, na pesquisa discutimos o desafio de criar um ambiente escolar na perspectiva da reformulação dos currículos escolares, destacando o que os princípios e orientações das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 devem ser implementados na sala de aula, além de enfatizarmos a importância da formação do/a professora, para uma educação emancipadora e antirracista.

Presidente - 1217639 - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA
Interno - 1304426 - ARILSON DOS SANTOS GOMES