A FORMAÇÃO HUMANA-INTEGRAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A PROPOSTA EDUCATIVA DA ESCOLA FRANCISCA PINTO DOS SANTOS EM OCARA-CE
Formação humana integral
Educação do Campo
Políticas Educacionais
As escolas do campo apresentam uma proposta educativa que promove à formação humanaintegral dos sujeitos educados. Esse modelo educacional é fruto de políticas públicas gestadas por meio da organização e luta dos movimentos sociais por uma educação de qualidade para os camponeses (as). Nesse contexto, o presente trabalho objetiva compreender e discutir a contribuição da Educação do Campo na formação integral dos sujeitos educados a partir escola Francisca Pinto dos Santos-(Ocara-CE). Para tanto, nossa metodologia constou de leitura e revisão de material bibliográfico. Discussão da organização curricular do estabelecimento de ensino através de sua proposta educativa. Apresentação e discussão de ações, projetos escolares e produtos estudantis relacionados à integração e colaboração entre saber formal e a prática social. Visitas de campo, entrevistas semiestruturadas com sujeitos focais como: gestão escolar, docentes das disciplinas da base diversificada, alunos da terceira série do ensino médio. Nossas conclusões preliminares é que, a Educação do Campo é um terreno frutífero para pensarmos a formação integral dos sujeitos educados, tendo em vista a organização e a proposta políticopedagógica que escolas como, a Francisca Pinto dos Santos em Ocara-CE, tem oferecido ao seu público