Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL DE MATOS CORREIA

DISCENTE: GABRIEL DE MATOS CORREIA
DATA: 19/12/2022
LOCAL: Campus das Auroras, Sala 209, Bloco C.

A LUTA DOS POVOS INDÍGENAS POR INSERÇÃO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA/UNILAB/CE

Indígenas; Ensino Superior; Unilab.

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a luta pela inserção e permanência, assim como a conclusão de alunos indígenas no ensino superior da UNILAB. Busca-se entender esse processo, as dificuldades e conquistas com a chegada ao espaço acadêmico nessa Universidade pelos povos originários. Para isso, metodologicamente, serão realizadas entrevistas baseadas a partir da história oral, além da utilização de fontes escritas diversas. Temos como ponto de partida minha trajetória como aluno do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Humanidades, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB. Graças a um edital que, lançado especificamente para os povos indígenas e quilombolas, pude ingressar e realizar meus estudos em 2021 nessa Universidade. Minha pesquisa faz parte da linha: Trabalho, desenvolvimento e migrações que foi essencial para a inclusão de minha pesquisa, pois vai de encontro ao tema escolhido, evidenciando os desafios que nós povos indígenas passamos ao desejarmos participar e ser incluído em algo que ainda é tão excludente, a Universidade. A participação de indígenas no Ensino Superior, salienta o comprometimento e a consideração pelos povos originários de nosso país, nos possibilitando a inserção em ambientes acadêmicos, antes não sendo uma realidade para minha aldeia, meu povo e meus parentes de todo Brasil. Contudo, não somente o ingresso, mas a permanência e a finalização desse processo educacional inclusivo deve ser ênfase nessa pesquisa, evidenciando dados e relatando as comprovações e estratégias para um futuro melhor para nós, povos originários.

Externo ao Programa - 1155120 - ALINE CRISTINA DE OLIVEIRA ABBONIZIO
Interno - 1561853 - EDSON HOLANDA LIMA BARBOZA