Lágrimas de tristeza: ensino e aprendizagem na comunidade de Boa Fé - Redenção/CE
Aprendizagem; Redenção/CE; Fome.
A fome é um fenômeno biosocioeconômica global, que pode mexer negativamente com asaúde
da pessoa, com a sua cognição e com sua inserção na sociedade. Nessa ótica, ela merece uma
especial atenção no âmbito educacional, desde que pode constituir um dos maiores obstáculos
ao processo de ensino e aprendizagem. Este projeto, portanto, objetiva compreender o impacto
da fome na “aprendizagem formal” e “não formal” na Escola Vicente Ferreira do Vale, na Creche
Ricardo Ferreira De Castro e no Projeto Fábrica de Esperança, na
comunidade Boa Fé, na cidade de Redenção, no Ceará, Brasil. Partindo, assim, da seguinte
hipótese: a fome, por ser um fenômeno biológico e socioeconômico, afeta significativamente a
aprendizagem de sua vítima, pois atrapalha o seu estado sociocognitivo, emocional e biológico.
Para a realização do objetivo geral deste trabalho, que é explicar o impacto da fome na
aprendizagem, e possível confirmação, ou não, dessa hipótese, será feito estudo de campo, a
fim de recolher dados empíricos, através das entrevistas semiestruturadas e através das
observações. Os dados qualitativos serão analisados sob alçadas de análise de conteúdos e os
dados estatísticos, através dos gráficos (caso (dados quantitativos). Salienta-se que serão
usados, também, os dados documentais e bibliográficos e que, neste trabalho, a fome é
encarada além do simples fato do não comer, pois é também a falta total ou parcial de qualquer
princípio nutritivo vital. Sendo assim, ela é capaz de acarretar muitos problemas, caso das
epidemiologias nutricionais, que podem atrapalhar o processo de ensino e aprendizagem.
Portanto, não constitui exagero dizer que a fome constitui um problema sério para à efetivação
da aprendizagem escolar. Porém, encarar a fome como um fenômeno que pode acarretar
dificuldade à aprendizagem formal e não formal não significa que as pessoas que passam fome
não aprendem. Este trabalho está longe desse determinismo, porque se pode deparar com
história de muitos docentes que enfrentaram fome quando estão estudando, mas
são hoje professores porque aprenderam algo que merece ser socializado formalmente ou não.
Isso também não deve constituir o pretexto para não se preocupar com o impacto que a fome
pode ter em qualquer que seja aprendizagem.