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Banca de DEFESA: GERALDO BARBOSA DA SILVA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERALDO BARBOSA DA SILVA FILHO
DATA: 22/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de convivência (PROPAE) - Bloco administrativo 2 - Campus da Liberdade, Redenção/CE.
TÍTULO:

AS PRÁTICAS CULTURAIS DO POVO TAPEBA COMO FORTALECIMENTO DO CURRÍCULO DA ESCOLA INDÍGENA ÍNDIOS TAPEBA


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo escolar; Educação Tapeba; Educação Diferenciada.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

O ato de pensar a respeito do currículo escolar, sobretudo numa perspectiva de educação escolar indígena, é pensar em um currículo que leve em consideração não só os saberes da matriz curricular da base comum, mas também analisar e refletir de que forma o currículo da escola, sendo uma construção social, contribui para fortalecer o projeto societário do Povo indígena Tapeba. No primeiro capítulo, apresentaremos os fundamentos metodológicos utilizados na pesquisa fornecendo a sequência das ações realizadas no decorrer do processo durante as etapas desenvolvidas com a participação dos sujeitos. No segundo capitulo, apresentaremos as reflexões sobre os processos de formação da educação formal indígena do povo Tapeba, marco da resistência e luta na busca de superação dos preconceitos sofridos pelos alunos nas experiências de educação com a educação regular. No terceiro capítulo, abordaremos as reflexões sobre a formação da identidade educacional do povo e sua construção a partir da revisita ao currículo no processo de formação dos profissionais, formação da escola como espaço de resinificados e consolidação dos princípios que regem a escola na busca da autonomia da comunidade e na formação dos índios como proposta de fortalecimento dos valores sociais e culturais, respeitando a elementos indenitários, tendo em vista a sustentabilidade cultural e econômica, assegurando um pilar na busca da autonomia do povo, assegurando às futuras gerações a garantia dos processos formativos educacionais, identitários e culturais. O processo metodológico para além dos conceitos foi uma etapa difícil de realizar em decorrências dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, SARS-CoV-2, em especial nos processos educacionais formais e nas relações familiares de convívio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1217639 - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA
Interno - 2361719 - GEORGIA MARIA FEITOSA E PAIVA
Externo ao Programa - 3128965 - LARISSA DEADAME DE FIGUEIREDO NICOLETE
Externo à Instituição - HÉLIO SIMPLICIO RODRIGUES MONTEIRO - UFG
Notícia cadastrada em: 22/11/2022 11:44
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