Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ALDA DE LAVOR FREIRE

DISCENTE: MARIA ALDA DE LAVOR FREIRE
DATA: 21/11/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet.

Práticas educativas da linguagem escrita na pré-escola: estudo de caso múltiplo dos professores da rede municipal de ensino de Fortaleza

Educação Infantil; linguagem escrita; alfabetização e letramento; práticas educativas

GRANDE ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa se propõe a analisar as práticas educativas de professores da pré-escola, da rede municipal de Fortaleza, que envolvem a linguagem escrita, no interstício de 2017 a 2022. Como objetivos específicos, pretende-se inventariar as práticas educativas que envolvem a linguagem escrita desenvolvidas na pré-escola; relacionar o que preconizam os documentos oficiais da educação infantil ( DCNEI 2009 e BNCC 2017) acerca de alfabetização e letramento com as práticas educativas que envolvem a linguagem escrita realizadas pelas professoras regentes das salas de referência observadas; refletir sobre como as práticas educativas que envolvem a linguagem escrita contribuem para a aprendizagem inicial da escrita na pré-escola. O estudo fundamenta-se nas contribuições teóricas. Assim, dialogaremos com alguns autores, tais como: Soares (2017), Kleiman ( 2010), Tfouni (1995), Kato (2004), Morais (2012), Ferreiro; Teberosky (1999), Vygotsky (2010 ), Augusto (2009), Brandão; Leal (2011), Mortatti (2010), Krammer ( 2011), dentre outros. Optamos por uma pesquisa com enfoque metodológico qualitativo, do tipo estudo de caso múltiplo. A pesquisa de campo se constituirá por meio de observação participante, aplicação de questionário, entrevistas e análise documental.

Presidente - 2996336 - JEANNETTE FILOMENO POUCHAIN RAMOS
Interno - 1900718 - LARISSA OLIVEIRA E GABARRA
Externo à Instituição - LUIZA HERMÍNIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE - NENHUMA
Externo à Instituição - TICIANE RODRIGUES NUNES - UECE