Banca de DEFESA: MARCIO FERNANDES DE SOUZA

DISCENTE: MARCIO FERNANDES DE SOUZA
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Campus das Auroras

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS HERMENEGILDO ROCHA PONTES E MARIA AMÉLIA PONTES EM MULUNGU - CE

Educação. Formação de professores. Inclusão. Ensino fundamental I.

A educação é um dos principais mecanismos que a sociedade possui na perspectiva de uma ascensão efetiva, logo, ela deve ser vista com muito respeito e responsabilidade, de forma que nenhum dos seus envolvidos deva ser prejudicado no ato de recebê-la e/ou fazê-la. Neste sentido, uma escola verdadeiramente inclusiva se faz necessária para a realização de um processo educativo que supra as necessidades dos seus integrantes, imprescindível se faz ainda uma formação docente que englobe os preceitos da inclusão. Objetivando analisar e refletir sobre a formação de professores na perspectiva da inclusão dos alunos do ensino fundamental I da cidade de Mulungu – CE, esta pesquisa explicativa, embasada na abordagem qualitativa e quantitativa, será realizada através de um estudo de caso com entrevistas semiestruturadas, análise documental e bibliográfica, dentre outros mecanismos. Justificado pela importância que tem a inclusão na vida dos seres humanos e pela falta de conhecimento que se tem como ela é vista e trabalhada na fase inicial da educação básica de Mulungu, este trabalho torna-se atividade de suma importância ao sistema educacional, pois tem a pretensão de apresentar um documento advindo de um fiel trabalho de pesquisa, elaborado sob à luz do respeito àqueles que possuem o direito de um sistema de ensino que se molde as suas particularidades. A então investigação culminou em achados importantes à educação do município e do país, dentre eles: percebeu-se que as leis de inclusão, quando não são colocadas em prática, aplicam-nas de forma branda, não havendo, desta forma, um processo inclusivo que obedeça aos anseios legais; a formação inicial e continuada de professores são elaboradas e vivenciadas de forma desconexa com a realidade contemporânea, além disso, não suprem as necessidades do educador, que, sem os conhecimentos necessários, age de forma a contribuir com a exclusão. Formar-se e educar para a inclusão têm sido um grande desafio aos professores investigados, desafio que representa um recorte da educação do Brasil, que, por sua vez, necessita de urgentes reformulações, a fim de que seja uma educação de todos e para todos.

Interno - 2361719 - GEORGIA MARIA FEITOSA E PAIVA
Externo à Instituição - GEOVANNA DE LOURDES ALVES RAMOS - UFU