PELAS VEREDAS DO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DA ESCOLA INDÍGENA MANOEL FRANCISCO DOS SANTOS: SABERES E FAZERES DO POVO KANINDÉ
Educação Indígena; Povo Kanindé; Currículo escolar
A pesquisa tem por objetivo central compreender a organização curricular da Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos e analisar como a proposta curricular contribui na construção de conhecimentos científicos a partir da relação direta com os saberes tradicionais dos/as alunos/as, professores e da própria comunidade Indígena do povo Kanindé de Aratuba. Dentro dessa perspectiva de pesquisa. Propõem-se desvelar na pesquisa quais as principais dificuldades de implementação do currículo escolar indígena, no processo de articulação dos saberes do currículo formal, com diretrizes dos sistemas de ensino, e os saberes tradicionais do povo Kanindé na Escola indígena Manoel Francisco dos Santos e as disciplinas específicas conforme Projeto Político Pedagógico. Nessa perspectiva, definimos como objetivos específicos: a) Compreender como a organização do currículo escolar indígena valoriza os saberes tradicionais do povo indígena do Kanindé; b) Analisar o currículo escolar do ensino fundamental dos anos iniciais (1º ao 5º ano) da escola indígena a partir de análise documental; c) Investigar as contribuições da educação escolar indígena, a partir do currículo diferenciado, na construção de conhecimento escolar/científico dos/as alunos/as indígenas e para o fortalecimento da identidade cultural; d)Analisar as práticas docentes desenvolvidas pelos/as professoras indígenas a partir da operacionalização do currículo escolar indígena e, e) Identificar as relações do currículo escolar implementado na escola com o cotidiano da aldeia e as práticas docentes desenvolvidas na escola. Como metodologia definimos fazer um estudo etnográfico, pois, permite a compreensão de processos educacionais, buscando explicar a realidade com base na percepção, atribuição de significados e opiniões dos atores, assim, na operacionalização da pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa, que trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes. Na coleta de dados durante a pesquisa de campo realizamos a observação participante, seguida de entrevistas com os sujeitos (lideranças, professores e alunos). Na construção do referencial teórico que sustenta nossa pesquisa, utilizamos como principais referenciais os seguintes autores: Nascimento (2006); D’Ambrósio (2021); Tomazetti (1998), Xavier (2018) e Julião (2017). A pesquisa foi desenvolvida na aldeia Sítio Fernandes, Município de Aratuba, Estado do Ceará, com foco na organização curricular e nas práticas docentes desenvolvidas pelos indígenas no processo educacional e organização curricular da Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos. Nosso principal achado de pesquisa foi: a escola pensada pelo povo Kanindé, hoje, é uma instituição fundamental para preparar e fortalecer as novas gerações para o movimento de luta pela terra e em defesa da cultura Kanindé, destacando-se a práxis do docente emancipatória, com ensino contextualizado e libertador, com inovações pedagógicas, aulas vivenciais e metodologias que se tornam diferentes no contexto local, valorizando assim os saberes tradicionais do povo Kanindé.