POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR POR MEIO DA CULINÁRIA TRADICIONAL PITAGUARY NO CEARÁ
Culinária Tradicional; Cultura; Pitaguary; Ensino; Lei 11.645/08.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da alimentação para a afirmação étnica e cultural do povo Pitaguary, habitante no estado do Ceará, relacionando às diretrizes curriculares das escolas indígenas (Parecer: CNE/CEB no13/2012) e a aplicação da lei 11.645/08, com vistas ao suporte da educação escolar indígena/educação diferenciada, a partir da culinária como uma expressão cultural. A metodologia utilizada contou, primeiramente, com a revisão bibliográfica como forma de obtenção de conhecimento prévio e aprofundamento sobre a temática em questão, e teve como principal fonte a as entrevistas orais temáticas (ALBERTI,1996) realizadas com os habitantes locais, destacando primeiramente os troncos velhos e algumas lideranças da comunidade. Com isso tem-se um registro etno-cultural que deve ser utilizado, também, como material didático nas respectivas escolas da comunidade, pois nele constam saberes tradicionais, técnicas e artefatos utilizados não somente nas suas preparações culinárias, mas para a construção da cultura e tradições do indígenas Pitaguary-CE. Neste contexto, estudiosos como Hobsbawm, (1997), Garcia (1999), Gomes (2004), Pollak (1989) e Baniwa (2006) ajudam em uma melhor compreensão sobre as tradições indígenas, seus movimentos sociais e as lutas pela preservação da sua cultura.