Banca de DEFESA: RAFAELLE LEITE DE SOUSA

DISCENTE: RAFAELLE LEITE DE SOUSA
DATA: 14/06/2022
LOCAL: Sala de Vídeo conferencia da Liberdade

ANGOLA E BRASIL NA PERSPECTIVA SUL-SUL: A COOPERAÇÃO ACADÊMICA A PARTIR DO DISCURSO DOS ACORDOS FORMALIZADOS ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Angola. Brasil. Cooperação Sul-Sul. Acordos de cooperação.

ÁREA: Ciência Política
SUBÁREA: Política Internacional
ESPECIALIDADE: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais

As relações internacionais são o tema do nosso interesse, particularmente os estudos acerca do Sul global, onde os processos coloniais interferem intensamente, gerando a divisão Norte-Sul. Buscamos refletir sobre a dimensão simbólica dos discursos políticos e diplomáticos, nomeadamente em torno da cooperação entre Brasil e África, que exaltam a necessidade de reparar uma dívida histórica. Analisamos a Cooperação Sul-Sul a partir da sua evolução histórica e de algumas correntes acadêmicas, apresentando a Conferência de Bandung como o evento inaugural. É nesse contexto que a Organização das Nações Unidas - ONU apresenta instrumentos e medidas de acesso a direitos dos povos e nações historicamente marginalizadas e oprimidas pelo colonialismo. Angola e Brasil fazem parte desse grupo de nações e apresentam laços culturais e um histórico de relações que representam também uma ponte de conexão com a África, objeto de ressignificação para o governo brasileiro. Identificam-se programas de políticas públicas semelhantes nos dois países, algumas implementadas a partir de negociações entre os presidentes. A Educação Superior é uma das áreas reformuladas, por meio da expansão e interiorização, de modo que, no Brasil, sobressai-se como uma política de deselitização da Universidade, e, em Angola, destaca-se com o redimensionamento da Universidade Agostinho Neto. Considerando os pressupostos da Análise do Discurso Crítica - ADC, os acordos de cooperação entre universidades dos dois países são objeto central desta pesquisa, em que analisamos os modelos de documento adotados e algumas situações específicas em que são firmados. Mesmo sendo conhecido o fato de que cada instituição opera com condições estruturais e contextos regionais diferentes, o discurso sobre cooperação internacional, nas universidades brasileiras, é semelhante. Por isso, exemplificamos experiências institucionais totalmente distintas, com o propósito de entender as formalidades e os eventos que operacionalizam o discurso da cooperação internacional. Verificamos que o denominado Sul não é unificado e tampouco se manifesta do mesmo lado, o que implica dizer que podem ser incoerentes os princípios institucionais de horizontalidade e interesses comuns.

Presidente - 2343797 - RICARDO OSSAGÔ DE CARVALHO
Interno - 1071802 - CARLOS SUBUHANA