A Viagem: vivências docentes na ed infantil da prefeitura municipal de Fortaleza e nos três primeiros anos do Ensino Fundamental numa Escola Waldorf.
Autobiografia; Pedagogia Waldorf; Educação infantil; Abordagem Pikler.
Esta pesquisa de mestrado, de cunho autobiográfico com ênfase na escrita de si, foi, metaforicamente, sendo construída numa nau em viagem ao passado, onde memórias da minha história de vida, narradas em primeiro lugar no texto, me levaram a revisitar os caminhos que percorri até que, aos quase cinquenta anos de idade, minha vocação docente tenha se revelado. Fundamentada em DELORY-MOMBERGER, (2006) e em PASSEGGI, (2010) a opção pela autobiografia pautou-se no caráter auto reflexivo dessa abordagem em que o autor é seu próprio intérprete e narrador de suas próprias vivências e experiências. No segundo momento, relato o início da trajetória docente e prática formativa na Pedagogia Waldorf, conversando com autores como STEINER, (1996, 1999, 2000, 2013), LANZ, (2005) e ROMANELLI, (2008). Em seguida, narro o caminho como docente e formadora de Professores na Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Fortaleza, traçando um histórico das políticas públicas para esse nível de ensino e dialogando com teóricos como OSTETTO,(2017), FREIRE,(1967, 1975), KOHAN (2021), MARTINS FILHO,(2020). Logo após, compartilho os aprendizados enquanto membro do Grupo de Estudos Diálogos com a abordagem Pikler CE, UFC, dedicado aos estudos e pesquisas com bebês e crianças bem pequenas. Autores como FALK, (2010, 2011), PIKLER, (2010), SOARES (2019), GRUSS, ROSEMBERG (2019) fundamentam essa abordagem. Nas considerações finais reflito sobre o aprendido e o desaprendido para então reaprender. A bordo da nau vivi tormentas e calmarias, dores e alegrias, afetos e desafetos. Observei que, apesar da singularidade de cada pedagogia, há muitas interseções entre elas, e a necessidade do educador trilhar o caminho constante do auto desenvolvimento é unânime em todas elas.