Banca de QUALIFICAÇÃO: GERALDO BARBOSA DA SILVA FILHO

DISCENTE: GERALDO BARBOSA DA SILVA FILHO
DATA: 28/01/2022
LOCAL: Campus Auroras

AS PRÁTICAS CULTURAIS DO POVO TAPEBA COMO FORTALECIMENTO DO CURRÍCULO DA ESCOLA INDÍGENA ÍNDIOS TAPEBA

Currículo escolar. Educação Tapeba. Educação Diferenciada

O ato pensar a respeito do currículo escolar, sobretudo numa perspectiva de educação escolar indígena, é pensar em um currículo que leve em consideração não só os saberes da matriz curricular da base comum analisar e refletir de que forma o currículo da escola, sendo uma construção social, contribui para fortalecer o projeto societário do Povo indígena Tapeba. No segundo capitulo apresentaremos as reflexões sobre os processos de formação da educação formal indígena do povo Tapeba marco da resistência e luta na busca de superação dos preconceitos sofridos pelos alunos nas experiências de educação com a educação regular. No terceiro capítulo abordaremos as reflexões sobre a formação da identidade educacional do povo e sua construção a partir da revisita ao currículo no processo de formação dos profissionais, formação da escola como espaço de ressignificados e consolidação dos princípios que regem a escola na busca da autonomia da comunidade e na formação os índios como proposta de fortalecimento dos valores sociais, culturais respeitando a elementos indenitários, em vista a sustentabilidade cultura e econômica, assegurando um pilar na busca da autonomia do povo, assegurando as futuras gerações a garantia dos processos formativos educacionais, indenitários e culturais. O processo metodológico para além dos conceitos foi uma etapa difícil de realizar em decorrências dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, SARS-CoV-2, em especial nos processos educacionais formais e nas relações familiares de convívio. O padrão arquitetônico do prédio construído, baseou se nos resultados dos trabalhos produzidos pelos professores indígenas no Curso de Formação para Professores Indígenas do Ceará e arquitetado pelo arquiteto da FUNAI. Em seu centro foi construído um círculo simbólico para realização dos nossos rituais e atividades tradicionais, valorizando a importância do círculo para nosso povo. Vale ressaltar que a nova estrutura da escola construída no padrão MEC, foi inaugurada no ano de 2005 e que mesmo com a nova estrutura ainda não foi possível atender de forma satisfatória o número de alunos da escola em virtude da grande procura por matrícula na unidade escolar, que mesmo sendo uma escola pensada para atender exclusivamente alunos indígenas, devido à distância de outras escolas na região, resolveu de forma coletiva abrir exceções para o atendimento de alguns alunos não indígenas que vivem no entorno da aldeia. Procedimento de análise dos dados, a partir dos dados coletados houve duas fazes associadas aos processos a escrita inicial a partir dos relatos apresentados nas entrevistas. Diversas foram as formas de perseguição e massacre e genocídio indígena, que ocorrem aqui neste território chamado Brasil, o resultado disto foram a dizimação de diversas nações indígenas, a expropriação de suas terras, dentre outras atrocidades que aconteceram ao longo dos anos. No contexto local, falando mais especificamente do Povo Indígena Tapeba, podemos colocar que está etnia do estado do Ceará, tem um histórico de luta e resistência, principalmente no que diz respeito a questão do preconceito e discriminação por parte da população de seu próprio município, com o objetivo claro de negar a existência indígena em um município construído pelas mãos indígenas.

Presidente - 1217639 - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA
Interno - 2343797 - RICARDO OSSAGÔ DE CARVALHO