ENTRE IDEALIZAÇÕES E REALIDADE: AS INTERFACES DE SER PROFESSORA NA REDE MUNICIPAL DE ACARAPE – CEARÁ
Precarização. Trabalho Docente. Professoras. Acarape/CE.
A presente dissertação de mestrado advém da experiência no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-Unilab, que, localizada na microrregião cearense do maciço de Baturité. A pesquisa possui o apoio financeiro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP – CE) e objetiva tecer reflexões sobre as interfaces da precarização nas condições de trabalho das professoras temporárias da rede pública municipal de Acarape - CE. Para tanto, partimos de uma reflexão de cunho feminista e interdisciplinar para compreender a partir dos conceitos ontológicos do mundo do trabalho e suas vicissitudes, como essa precarização se estabelece na prática e interfere na vida pessoal e no modo de trabalhar das referidas professoras. A abordagem metodológica da investigação é qualitativa e se apresenta sob a perspectiva do materialismo histórico – dialético. O fio condutor de análise se processa pela articulação de fontes diversas (orais e escritas) priorizando as falas das companheiras professoras que se propuseram a colaborar com a pesquisa. Na intenção de construir conhecimento a partir das experiências adquiridas e vivenciadas, este trabalho fala sobre e para mulheres que exercem a função laboral docente e, apesar de estarem em situação de precaridade se mantém ativas e acreditando que a educação ainda é capaz de transformar pessoas.