Banca de DEFESA: HEULER COSTA CABRAL

DATA: 19/01/2022
LOCAL: Virtual

A CONCEPÇÃO DE ORÍ COMO AUTODETERMINAÇÃO HUMANA

Autodeterminação; A Filosofia (tradicional) africana; cosmovisão Yoruba; Ori/destino.

Este trabalho tem como objetivo compreender como e em que medida a concepção Yorubá de Orí pode ser entendida como um fundamento para a formação de um ser humano autodeterminado. Em Yorubá, Orí significa “a cabeça”, porém, o sentido filosófico-teológico ligado à palavra se refere mais à cabeça interior, o interior do crânio, que simboliza o destino pessoal. Orí também é o nome dado ao Òrìşà, divindade da cabeça, que é o guiador e protetor de cada ser humano no mundo. Na tradição Yorubá, acredita-se que antes da vinda de um indivíduo ao Ayé, mundo visível, ele faz a escolha do seu Orí no Ó̩run, mundo invisível, e este processo da escolha é associado à escolha do destino, sendo que Orí-reré (Orí ou destino positivo) está ligado ao sucesso e Orí-burúkú (Orí ou destino negativo) representa o contrário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica feita através de análise/interpretação e crítica dos escritos sobre o mundo Yorubá e principalmente sobre a cultura Yorubá na Nigeria e no Brasil. Os Yorubá são povos originalmente da África Ocidental, mas hoje a sua cultura se internacionalizou entre a África e suas diásporas, especificamente no Brasil. Isso se deu por causa do comércio transatlântico de escravizados, quando muitos destes povos foram arrancados para o Brasil, principalmente no século XIX. Constatou-se que essa concepção de Orí trata-se, entre outros significados, de um fundamento para a autodeterminação da pessoa humana, na medida em que constitui uma orientação do devir existencial pessoal; constatou-se ainda que Orí, enquanto símbolo de destino, pode ser corrigido, ele se mantém positivo ou negativo dependendo, em larga medida, do modo como a pessoa humana conduz a sua existência. A autodeterminação se refere à capacidade de orientar-se antes da ajuda de terceiros na busca permanente do equilíbrio individual e coletivo, pois só quando o indivíduo é autodeterminado pode ser, de forma eficaz, ajudado e ajudar os outros nesta busca incessante de equilíbrio da existência humana.

Interno - 1960486 - ANTONIO VIEIRA DA SILVA FILHO
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE MACHADO VELOSO - UNIFESP