EDUCAÇÃO, TRABALHO DOMÉSTICO E RELAÇÕES DE GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DE MULHERES COM FORMAÇÃO DOCENTE EM ITAPIÚNA/CE
professora; empregada doméstica; educação; gênero e trabalho; Itapiúna/CE.
Esta pesquisa parte de uma discussão teórica sobre educação, trabalho doméstico e
gênero, para entender como uma sociedade marcada por características patriarcais e
conservadoras subjuga o gênero feminino em diversas esferas da vida. Pretende-se analisar as
relações de gênero construídas e vivenciadas por mulheres de Itapiúna/CE, com formação
superior (Licenciatura Plena em Pedagogia e Geografia) e que trabalharam como empregadas
domésticas nas primeiras décadas do século XXI. Para isso, faremos a coleta de dados e
entrevistas semiestruturadas com quatro sujeitas que têm em comum um curto período de
atuação na Educação e a permanência em trabalhos domésticos precarizados, em Itapiúna/CE
e na capital do estado. A pesquisa é construída a partir de uma perspectiva interdisciplinar,
com abordagem qualitativa e quantitativa, a fim de associar os fatores que levam ao estado de
subjugação das mulheres nas relações de trabalho, tendo como marcadores o gênero e a classe
social. Os resultados obtidos até aqui demonstram que as mulheres permanecem enfrentando
muitas situações adversas ao tentarem se inserir no marcado de trabalho, nas instituições e na
qualificação com os estudos. As profissões ditas femininas, mal remuneradas e
desvalorizadas, são reservadas (nesse contexto interiorizado e de precarização) às mulheres
mais pobres, e o fato de terem que escolher entre ser empregada doméstica ou professora
mostra o seu limitado campo de escolhas.