Banca de DEFESA: TINO TAMBA

DISCENTE: TINO TAMBA
DATA: 21/12/2021
LOCAL: google meet

Concepção de ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior da Guiné-Bissau: caso da Universidade Amílcar Cabral entre os anos de 1999 e 2019

Guiné-Bissau; Ensino; Pesquisa; Extensão; Ensino Superior; Universidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

Concepção do Ensino, Pesquisa e Extensão nas instituições de ensino superior da Guiné-Bissau: Caso da Univeridade Amílcar Cabral entre os anos de 1999 e 2019  é o tema de investigação do mestrado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. A temática tem como objetivo geral compreender a concepção de ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino superior da Guiné-Bissau com foco na Universidade Pública do país. Também tem os seguintes objetivos específicos: compreender como a Lei de Bases do Sistema Educativo da Guiné-Bissau sustenta o funcionamento da universidade Amílcar Cabral em ensino, pesquisa e extensão; Entender como Estatuto de Ensino Superior da Guiné-Bissau trata a questão da concepção de ensino, pesquisa e extensão na universidade Amílcar Cabral; E saber como a Carta da Política Educativa da Guiné-Bissau aborda a concepção de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Amílcar Cabral. Busca-se compreender com esta discussão como essa concepão está sendo desenvolvida nas instituições de ensino superior no país. Com relação à discussão dessa concepção, Passarin e Separovic (1989, p. 11) afirmam que “Ensino é o processo de construção do saber, com apropriação do conhecimento historicamente produzido pela humanidade” e a “Pesquisa é o processo de materialização do saber a partir da produção de novo conhecimento baseado em problemas emergentes da prática social”. Enquanto que a “Extensão pode ser entendida como processo educativo, cultural e científico, de intervenção nos processos sociais e identificação de problemas da sociedade”. Já para Santos (2016, p. 217-218), “Ensino: procura articular as ciências existentes, conhecer seus produtos e formar profissionais (...)” . A “pesquisa: Almeja construir novos, confirmar ou contestar conhecimentos existentes (...)”. Ao passo que a “Extensão: Tem a função de estabelecer conexão entre os interesses do ensino e da pesquisa cientifica como os interesses sociais. Legitima-se pela presença de agentes universitários nos setores sociais, executando ações de serviços, assistênciais, projetos culturais” etc. O caminho metodológico percorrido na produção desta temática consistiu na consulta das fontes bibliográficas e documentais. Com relação ao resultado desta pesquisa, é existente o desenvolvimento da concepção de ensino e pesquisa, porém não há o desenvolvimento da extensão universitária na Universidade Amílcar Cabral.

Interno - 1974147 - BASILELE MALOMALO
Interno - 2079646 - CARLOS HENRIQUE LOPES PINHEIRO
Externo ao Programa - 2318321 - LUIS MIGUEL DIAS CAETANO
Externo à Instituição - FARA VAZ - UFRGS