QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNILAB-CE, BRASIL
Formação docente; Questões Étnico-Raciais; Curso de Pedagogia.
Esta pesquisa está sendo produzida no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades da Unilab, na Linha de Pesquisa Educação, Política e Linguagem, com objetivo de investigar se os componentes curriculares inseridas na grade do curso de Pedagogia da UNILAB-CE, contribuem para que os/as futuros/as professores/as construam saberes preciso para uma prática de uma educação antirracista. Enfrentar a injustiça e desigualdades nos sistemas educacionais brasileiro é um desafio, tornando-se um dos principais objetivos para o sistema educativo a tarrefa de planejar, orientar e acompanhar a formulação e a implementação de políticas educacionais, considerando as diversidades de grupos étnico-raciais como as comunidades indígenas e as populações afro-descendentes. Os aportes teóricos que estão contribuindo na realização desse trabalho, perpassa a partir dos diálogos com MUNANGA (1990, 1994, 2004, 2005, 2015), GOMES (2003, 2005, 2010, 2011, 2012), HOOKS (2013), SOUSA (1983), FREYRE (1900-1987) ALMEIDA (2019) SILVA-MELLO (2017), GATTI (2010) entre outros/as. Acreditamos que os pensamentos trazidos por estas/es autoras/es, contribuem com o diálogo da articulação entre as questões étnico-raciais como temáticas e discussões no campo da formação de professores/as, como um debate imprescindível em torno de uma educação antirracista, desenvolvendo assim, um pensamento e uma praxis decolonizadora. Para tanto, a pesquisa se basea na abordagem qualitativa e tendo em vista o objetivo traçado, tomamos como campo ímpirico, o curso de Pedagogia e seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Seu processo metodológico constitui-se em três fases: levantamento e estudo de referenciais bibliográficos; coleta de dados do questionário referente as questões étnico-raciais no currículo do referente curso e análise e discussão dos dados obtidos. A pesquisa encontra-se em andamento, e até as suas considerações finais, espera-se concluir como que o curso de Pedagogia vêm discutindo as questões raciais que contribui para uma educação antirracista na formação docente e como esses/as professores/as estão debatendo e abordando a temática na sala de aula.