Banca de DEFESA: RITA PAZ DA SILVA

DISCENTE: RITA PAZ DA SILVA
DATA: 21/12/2021
LOCAL: sala virtual Google meet

MOBILIDADE ENTRE LUGARES: SEUS IMPACTOS NA DINÂMICA E NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM ARATUBA - CE

Mobilidade; Professores; Sentidos; Territorialidades; Trajetórias.

A mobilidade, vista sob um olhar mais amplo, traz consigo um conjunto de situações concretas e particularidades que definem a identidade individual e socioprofissional das pessoas. Essa perspectiva nos conduz a estudos e reflexões sobre os sentidos e significados que trazem essa dinâmica (do descolar diário e/ou mudança de moradia) e suas influências na dimensão da prática docente. Essa pesquisa tem como objetivo geral investigar se/como a mobilidade socioespacial impacta na trajetória profissional de professores/as no município de Aratuba/CE. Partimos do pressuposto de que, ao vivenciar diferentes territorialidades, os/as docentes (re)significam sua identidade pessoal e profissional. Buscamos, com este estudo, apresentar um conjunto de reflexões que visam contribuir para a compreensão do fenômeno da mobilidade, a partir da percepção dos/as trabalhadores/as docentes. Vislumbramos, por meio de entrevistas pessoais, analisar essas trajetórias, refletindo sobre o cotidiano socioprofissional e as relações estabelecidas entre os sujeitos inseridos nesse contexto. De forma específica, buscamos analisar como o deslocamento socioespacial impacta no desenvolvimento das atividades docentes e nas relações pessoais e familiares. Este estudo, numa perspectiva interdisciplinar, se apresenta como relevante para o contexto socioeducacional, por discutir os sentidos dos intensos deslocamentos socioespaciais como um processo de subjetivação e de profissionalização, cheio de significados na percepção dos/das atores/as que narram os fatores e efeitos dessa dinâmica na vida dos/das profissionais da educação. Foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratória e, ao mesmo tempo, descritiva, dialogando, em seu escopo, com Beaujeu-Garnier (1980), Martins (2004), Cunha (2011), Pinheiro (2013), autores que nos apoiam com pressupostos metodológicos acerca da questão da mobilidade-trabalho, aqui discutida.

Presidente - 2079646 - CARLOS HENRIQUE LOPES PINHEIRO
Externo ao Programa - 3064241 - LUIS CARLOS FERREIRA