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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIO FERNANDES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIO FERNANDES DE SOUZA
DATA: 13/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Auroras
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS HERMENEGILDO ROCHA PONTES E MARIA AMÉLIA PONTES EM MULUNGU - CE

 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Formação de professores. Inclusão. Ensino fundamental I.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

A educação é um dos principais mecanismo que a sociedade possui na perspectiva de uma ascensão efetiva, logo, ela deve ser vista com muito respeito e responsabilidade, de forma que nenhum dos seus envolvidos deva ser prejudicado no ato de recebê-la e/ou fazê-la. Neste sentido uma escola verdadeiramente inclusiva se faz necessária para a realização de um processo educativo que supra as necessidades dos seus integrantes, necessária se faz ainda uma formação docente que englobe os preceitos da inclusão. Objetivando analisar e refletir sobre a formação de professores na perspectiva da inclusão dos alunos do ensino fundamental I da cidade de Mulungu – CE, esta pesquisa explicativa, embasada na abordagem qualitativa e quantitativa será realizada através de um estudo de caso com entrevista semiestruturada, análise documental e bibliográfica, dentre outros mecanismos. Justificado pela importância que tem a inclusão na vida dos seres humanos e pela falta de conhecimento que se tem como ela é vista e trabalhada na fase inicial da educação básica de Mulungu este trabalho torna-se atividade de suma importância ao sistema educacional, pois tem a pretensão de apresentar um documento advindo de um fiel trabalho de pesquisa, elaborado sob à luz do respeito àqueles que possui o direito de um sistema de ensino que se molde as suas particularidades. A então investigação culminou em achados importantes à educação do município e do país, dentre eles: Percebeu-se que as leis de inclusão quando não são colocadas em prática aplicam-nas de forma branda, não havendo, desta forma, um processo inclusivo que obedeça aos anseios legais; a formação inicial e continuada de professores são elaboradas e vivenciadas de forma desconexa com a realidade contemporânea, além disso, não suprem as necessidades do educador, que, sem os conhecimentos necessários, agem de forma a contribuir com a exclusão. Formar-se e educar para a inclusão têm sido um grande desafio aos professores investigados, desafio que representa um recorte da educação do Brasil, que, por sua vez, necessita de urgentes reformulações, a fim de que seja uma educação de todos e para todos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1217639 - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA
Interno - 2343797 - RICARDO OSSAGÔ DE CARVALHO
Externo ao Programa - 1127296 - GERANILDE COSTA E SILVA
Externo ao Programa - 1229329 - KAE STOLL COLVERO LEMOS
Externo à Instituição - GEOVANNA DE LOURDES ALVES RAMOS - UFU
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO DA COSTA COELHO - UFPA
Notícia cadastrada em: 19/11/2021 18:40
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