Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO NILTON GOMES DOS SANTOS

DISCENTE: ANTONIO NILTON GOMES DOS SANTOS
DATA: 14/12/2021
LOCAL: Campus Auroras

ANÁLISE DO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DA ESCOLA INDÍGENA MANOEL FRANCISCO DOS SANTOS

Currículo escolar. Educação Indígena. Povo Kanindé.

A pesquisa tem por objetivo central compreender como a organização curricular da Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos e analisar como essa proposta contribui na construção de conhecimentos científicos a partir da relação direta com os saberes tradicionais dos alunos, professores e da própria comunidade Indígena do povo Kanindé de Aratuba. Vale destacar, ainda, que temos poucas pesquisas voltada a área da educação escolar indígena do povo Kanindé.  Dentro dessa perspectiva de pesquisa, apresentamos como problema central de pesquisa: Quais as dificuldades de implementação do currículo escolar indígena que articule os saberes do currículo oficial com os saberes tradicionais do povo Kanindé na Escola indígena Manoel Francisco dos Santos? Nessa perspectiva, definimos  como objetivos específicos: a) Compreender como a organização do currículo escolar indígena valoriza os saberes tradicionais do povo indígena do Kanindé; b) Analisar o currículo escolar do ensino fundamental dos anos iniciais (1º ao 5º ano) da escola indígena a partir de análise documental; c) Investigar as contribuições da educação escolar indígena, a partir do currículo diferenciado, na construção de conhecimento científico dos alunos indígenas e para o fortalecimento da identidade cultural; d)Analisar as práticas docentes desenvolvidas pelos professores indígenas a partir da operacionalização do currículo escolar indígena e e) Identificar as relações do currículo escolar implementado na escola com o cotidiano da aldeia e as práticas docentes desenvolvidas na escola. Como metodologia definimos fazer um estudo etnográfico, pois, permite se compreender de dentro os processos educacionais, ao buscar explicar a realidade com base na percepção, atribuição de significados e opinião dos atores, assim, na operacionalização da pesquisa partiremos da abordagem da pesquisa qualitativa, que trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes. A coleta de dados durante a pesquisa de campo terá inicialmente a observação participante.  Na construção do referencial teórico que sustenta nossa pesquisa, utilizamos como principais referenciais os seguintes autores: Nascimento (2006); D’Ambrósio (1998); Tomazetti (1998), Xavier ( 2018) e Julião (2017). A pesquisa está sendo desenvolvida na aldeia Sítio Fernandes, Município de Aratuba, Estado do Ceará,  e está voltado ao currículo e as práticas docentes desenvolvidas pelos indígenas no processo educacional e organização curricular da Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos. Nosso principal achado de pesquisa até o presente momento foi que: a escola pensada pelos Kanindé hoje é uma instituição fundamental para preparar e fortalecer as novas gerações para o movimento de luta pela terra e pela cultura kanindé, destacando-se a atuação docente contextualizada e libertadora, com inovações pedagógicas, aulas vivenciais e metodologias que se tornam diferentes no contexto local, valorizando assim os saberes tradicionais do povo Kanindé.

Presidente - 1217639 - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA
Interno - 2079545 - FRANCISCO VITOR MACÊDO PEREIRA