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Banca de DEFESA: FRANCISCO EVANDRO DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO EVANDRO DE ARAÚJO
DATA: 26/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: SALA VIRTUAL: meet.google.com/iyu-xiqx-hsb
TÍTULO:

SILÊNCIOS E OMISSÕES: AS PERCEPÇÕES DO RACISMO ANTINEGRO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO FRANKLIN TÁVORA EM ITAPIÚNA-CE

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Médio. Racismo antinegro. Relações Étnico-Raciais. Silêncios. 


PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

Esta pesquisa buscou problematizar os silêncios e omissões em torno do racismo antinegro na Escola de Ensino Médio Franklin Távora em Itapiúna-CE. Buscamos responder a seguinte questão: em que a negação da existência das populações negras e da cultura negra influencia no entendimento e percepção do racismo antinegro na educação, no ensino brasileiro e cearense e, em especial no Município de Itapiúna? O silêncio não é a ausência de palavras, mas a impossibilidade de um outro discurso. (ORLANDI, 2018). Diante disso, nossa pesquisa gira em torno da necessidade de uma discussão das relações étnico-raciais no ambiente escolar que parta da sociedade e dos movimentos sociais para as universidades e, das universidades para os sistemas de educação básica em todo país a fim de enfrentar o racismo e suas consequências. Nosso objetivo geral consistiu em investigar o racismo antinegro por meio do silenciamento em torno das populações negras no âmbito do Ensino Médio em Itapiúna-CE. Especificamente, discutimos os conceitos de raça e racismo, negritude e branquitude e suas relações com a educação; problematizamos a histórica negação do negro no Ceará e no Brasil e como o movimento social negro tem contribuído para desconstruir/reconstruir essa história; por fim analisamos a compreensão e a percepção do racismo antinegro entre os professores do Ensino Médio da área de Humanidades na escola da rede estadual no município de Itapiúna. A Interdisciplinaridade de Frigotto (2018) e Japiassu (1976), assim como os conceitos de colonialidade do poder de Quijano (2005) e decolonialidade de Maldonado-Torres (2019) nos forneceram bases teóricas para esta investigação. A partir da análise do Projeto Político Pedagógico-PPP e das entrevistas coletadas percebemos o total silêncio em torno das questões étnico-raciais. O recolhimento de entrevistas se deu a partir de questionários semiestruturados com base na História Oral Temática. (ALBERTI, 2019; BOM MEIHY, 2002). Os documentos recolhidos e produzidos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. (BARDIN, 2016; FRANCO, 2021). Isso nos possibilitou mostrar os motivos por trás dos silêncios que reproduzem o racismo. Esperamos colaborar, a partir dos resultados aqui expostos, com a causa antirracista e para uma sociedade mais equânime em suas relações étnico-raciais.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1304426 - ARILSON DOS SANTOS GOMES
Interno - 2079545 - FRANCISCO VITOR MACÊDO PEREIRA
Externo ao Programa - 1886930 - IVAN COSTA LIMA
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO LIMA DO BONFIM - UFPE
Externo à Instituição - MARIA TELVIRA DA CONCEIÇÃO - URCA
Notícia cadastrada em: 13/10/2021 10:45
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