Banca de DEFESA: JOÃO PAULO DE CASTRO

DISCENTE: JOÃO PAULO DE CASTRO
DATA: 26/10/2021
LOCAL: Unilab/Meet

Vestígios Arqueológicos Indígenas encontrados no Quilombo da Serra do Evaristo como Fonte para o Ensino de História

Arqueologia. Ensino de história. Consciência Histórica

Esta dissertação é fruto dos diálogos ocorridos durante a minha caminhada no Mestrado Interdisciplinar em Humanidade - MIH, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB e na minha jornada no Grupo Interdisciplinar Marxista – GIM. Vinculada a linha de pesquisa: Trabalho, Desenvolvimento e Migrações, o objeto de problematização é compreender os vestígios arqueológicos indígenas encontrados na Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo, zona rural do município de Baturité no estado do Ceará, como fontes para o ensino da cultura e história indígena. Em uma perspectiva interdisciplinar, se articula os vestígios arqueológicos indígenas para a implementação da Lei 11.645/08, analisando o possível entrelaçamento interdisciplinar entre os estudos arqueológicos e históricos. Cabe aqui expor o caráter diferenciado das escavações realizada na referida comunidade quilombola, visto que durante o processo foram formados agentes da própria comunidade que atuaram como auxiliares de pesquisas, formando um grupo de jovens que participaram durante o contraturno escolar nas escavações arqueológicas. Da mesma forma, esta pesquisa busca dialogar com as construções narrativas oriundas do museu arqueológico na comunidade e das possíveis ações educativas a serem desenvolvidas na construção da consciência histórica associada aos grupos étnicos que habitavam a região desde antes a invasão europeia.

Presidente - 2079686 - ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO
Externo ao Programa - 1372744 - JOSE JOSBERTO MONTENEGRO SOUSA