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Banca de DEFESA: JOEL ALVES BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOEL ALVES BEZERRA
DATA: 25/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: SALA VIRTUAL: meet.google.com/yif-vhgg-sbk
TÍTULO:

“Uma Noite na Bahia”: africanidades e capoeiras em Fortaleza (1955)


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Apresentações; Africanidades; Capoeiras; Fortaleza; Identidades.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

Este trabalho pretende refletir o processo de invisibilidade do negro no Ceará a partir de apresentações de capoeira e do candomblé, africanidades brasileiras, de sujeitos vindos da Bahia em espaços privados de Fortaleza, como a apresentação “Uma Noite na Bahia”, realizada no clube Náutico Atlético Cearense e demais apresentações em outros espaços, como o Teatro José de Alencar e a Sociedade Cearense de Tiro, Caça e Pesca, na capital do Ceará no ano de 1955. Para tanto, é necessário compreender os discursos produzidos, a negação e a formação de identidades locais, suas teias de relações com o mundo do trabalho, e com determinados espaços (jornais, revistas, clubes sociais, teatros etc.). Espaços sociais e culturais que passam a ser percebidos como lócus de atuação política dos sujeitos e que nos coloca questões para o empreendimento deste estudo. Na possibilidade de responder as inquietações provocadas na pesquisa iremos recorrer ao campo interdisciplinar na perspectiva de Frigotto (2011), onde a produção do conhecimento se dá a partir do caráter dialético da realidade social, sobretudo num processo de concorrência solidária nas relações entre duas ou mais disciplinas. Tomaremos como fundamentação teórica os estudos históricos e antropológicos de Cunha Júnior (2005); Lopes (2004); Sodré (2014); Bastide (1989); Araújo (2015); Almeida (2019), apoiados em uma abordagem metodológica documental de natureza qualitativa de fontes bibliográficas e jornalísticas (periódicos e uma revista). Lançamos mão da análise de discurso mobilizada por Eni Orlandi (2020) e da análise das performances culturais de Milton Singer (1959), apresentadas por Robson Corrêa de Camargo (2013). Os resultados obtidos demonstraram que a ampla cobertura pela imprensa local das apresentações de capoeira e do candomblé não foram articuladas com as africanidades cearenses, ratificando o processo de invisibilidade e de negação pelas quais foi submetida a população afrocearense.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1304426 - ARILSON DOS SANTOS GOMES
Interno - 1561853 - EDSON HOLANDA LIMA BARBOZA
Interno - 1900718 - LARISSA OLIVEIRA E GABARRA
Externo ao Programa - 2417304 - PATRÍCIO CARNEIRO ARAÚJO
Externo ao Programa - 1943128 - SALVIO FERNANDES DE MELO
Notícia cadastrada em: 08/10/2021 14:07
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