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Banca de DEFESA: GEYSA DANIELLE BARBOSA DE MOURA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEYSA DANIELLE BARBOSA DE MOURA SILVA
DATA: 07/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

CROCHÊ E ATIVISMO: RESSIGNIFICAÇÃO DA ARTE TÊXTIL NAS INTERVENÇÕES URBANAS DO COLETIVO LINHAS, SÃO LUÍS – MA


PALAVRAS-CHAVES:

Ativismo. Coletivo Linhas. Intervenções Urbanas. Ressignificação da arte têxtil.


PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

O presente trabalho busca compreender o processo de ressignificação da arte têxtil contemporânea no Brasil no início do século XXI por meio da investigação das intervenções urbanas em crochê do Coletivo Linhas (São Luís – MA). Como recurso metodológico para o aprofundamento da compreensão do objeto, nossa pesquisa fará um estudo de caso do Coletivo Linhas e seu ativismo através de suas intervenções urbanas em crochê. Costurando aproximações com estudos da historiografia da arte, arte contemporânea, sociologia e estudos de gênero, procuramos propor reflexões sobre alguns mecanismos empregados no campo artístico que resultaram numa subvalorização da arte têxtil dentro de um contexto sócio-histórico da subalternização da mulher nesse mesmo espaço. Esta mirada contribuiu para entendermos como e por que as manualidades têxteis foram ressignificadas ao longo dos anos e transbordaram o espaço tradicionalmente empregado como privado, alcançando o âmbito do urbano, do interativo do espaço aberto. A arte têxtil exposta em muros, fachadas de prédios, praças, ou nos mais diversos espaços urbanos, tem exercido um impacto significativo na percepção das pessoas. Esse novo modo de fazer arte têxtil, no âmbito da arte contemporânea, intenta não somente dar um novo significado enquanto subversão em sua técnica de produção e forma de exposição, mas também, é atravessado por críticas sociais através da relação arte e ativismo. Procuramos compreender acerca dessa nova tendência de arte têxtil contemporânea, como e por que as produções manuais têxteis se expandiram para as ruas. Analisar algumas das intervenções urbanas do Coletivo Linhas nos permitiu descortinar algumas das motivações presentes em suas produções artísticas, das quais são tramadas enquanto instrumento de resistência, crítica e ativismo. Essa pesquisa foi fundamentada, principalmente: nos estudos sobre mulheres artistas no Brasil de Ana Paula Cavalvanti Simioni (2007; 2010; 2019); no conceito de campo artístico proposto por Pierre Bourdieu (1996); na relação do gênero feminino e arte têxtil de Rozsika Parker (1996); no conceito de modos de fazer de Claudia Paim (2009); nos estudos sobre intervenções urbanas e Yarn Bombing de Minna Haveri (2016); na abordagem acerca do Yarn Bombing e Craftivismo sobre uma perspectiva criminológica de Alyce MacGovern (2019); e o livro Yarn Bombing: The Art of Crochet and Knit Graffiti (2019) das autoras Mandy Moore e Leanne Prain.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1960486 - ANTONIO VIEIRA DA SILVA FILHO
Externo ao Programa - 2130819 - FRANCISCA ROSALIA SILVA MENEZES
Externo ao Programa - 1295044 - JOANA D ARC DE SOUSA LIMA
Externo à Instituição - LUCIANA BORRE NUNES - UFPE
Externo à Instituição - VANESSA FREITAG - UGTO
Notícia cadastrada em: 23/09/2021 10:29
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