Banca de DEFESA: DAVID FERREIRA LIMA

DISCENTE: DAVID FERREIRA LIMA
DATA: 30/09/2021
LOCAL: meet.google.com/diu-dyit-nfm

Entre a integração e o estranhamento: interculturalidade e conflitos na inserção de estudantes migrantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) na Unilab/CE.

Interculturalidade; integração, migrantes, educação.

A vinda da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira para o Ceará, na região do Maciço de Baturité, trouxe consigo diversos desafios, a partir dos pressupostos da criação dessa Universidade no processo de interiorização do ensino superior no Brasil, e no ideário de integração do Brasil com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Entre esses desafios, apontamos a integração de estudantes migrantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), seja no ambiente acadêmico da UNILAB, seja nas vivências nas cidades do entorno da Universidade. Assim, a presente pesquisa objetiva analisar os fatores que permeiam os processos de integração desses estudantes, através de experiências no convívio com a população local, com os demais estudantes e os corpos técnico administrativo e docente da UNILAB, e com isso, contribuir para o apontamento de fatores que fazem parte da problematização desse processo e que possam ajudar no surgimento de uma nova sociabilidade que respeite e valorize as diversas culturas que passam a se encontrar, contribuindo com a transformação de um sociedade, que  venha a ter uma visão ampliada e positiva da interculturalidade como elemento que valorize as novas relações estabelecidas através da integração entre os países. Pretendemos ainda com os apontamentos da pesquisa, contribuir com a elaboração /ou reorientação das políticas que atendam aos estudantes migrantes, tendo por base as experiências por estes vivenciadas e os desafios por estes apresentados, objetivando uma experiência acadêmica, cultural e social que possa estar orientada pela diversidade cultural e pelo respeito às diferenças.

Interno - 1304426 - ARILSON DOS SANTOS GOMES
Interno - 1071802 - CARLOS SUBUHANA