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Banca de DEFESA: ALCIDES ANDRÉ DE AMARAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALCIDES ANDRÉ DE AMARAL
DATA: 17/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: sala virtual Google meet
TÍTULO:

“Ensino de sociologia entre poderes”: História e Institucionalização do Curso de Licenciatura em Sociologia na Universidade Eduardo Mondlane (1995 a 2012)


PALAVRAS-CHAVES:

Institucionalização, Curso de Sociologia, Ensino superior, Autonomia Universitária e Contexto


PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

O questionamento da relevância das ciências sociais nas Instituições de Ensino Superior e a preocupação com a questão da autonomia das universidades em Moçambique, descrevem alguns dos principais tópicos de discussão entre os cientistas sociais, no mundo no geral, e em Moçambique em particular. Por um lado, este trabalho procura tomar parte desta discussão e, por outro, mas em consequência disso, propor uma outra formulação do problema prestando mais atenção no discurso que questiona a relevância das ciências sociais no ensino superior. Esta proposta sugere a compreensão do contexto econômico e político que tornou possível a emergência deste discurso como forma de melhor tomar posições morais sobre ele. Para esse feito, o trabalho foca-se na análise do processo de institucionalização do Curso de Licenciatura em Sociologia na Universidade Eduardo Mondlane considerando os diferentes contextos que determinaria a história do Ensino superior em Moçambique. Para esse propósito, com base em Análise documental e bibliográfica, à luz da teoria de “campo social” de Bourdieu articulado com toda uma abordagem teórica que perpassa, entre outros, entre Michel Foucault e Carlos Serra e chega até Martin Wight no campo das Relações Internacionais procura-se estudar o processo de institucionalização do ensino do Curso de Licenciatura (graduação) em Sociologia na Universidade Eduardo Mondlane de 1995 a 2012 no contexto dos cinquenta anos do ensino superior moçambicano. Pretendemos, a partir deste estudo, refletir sobre a relevância que é atribuído ao ensino das ciências sociais no contexto contemporâneo em Moçambique, considerando a discussão sobre a autonomia das universidades num contexto político e econômico neoliberal que caracteriza a contemporaneidade. Chegamos, entretanto, em algumas considerações do resultado: o ensino de Sociologia, enquanto Curso de Licenciatura, dá-se em um contexto complexo de relações de poder que se estrutura a partir de uma relação entre Moçambique com o Sistema Capitalista Global sendo a subalternidade a sua posição neste sistema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2079646 - CARLOS HENRIQUE LOPES PINHEIRO
Interno - 2343797 - RICARDO OSSAGÔ DE CARVALHO
Externo ao Programa - 1689607 - MARIO HENRIQUE CASTRO BENEVIDES
Externo à Instituição - ELISIO MACAMO - UNIBAS
Notícia cadastrada em: 10/08/2021 17:47
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