Concepção de ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior da Guiné-Bissau: caso da Universidade Amílcar Cabral entre os anos de 1999 e 2019
Guiné-Bissau; Ensino; Pesquisa; Extensão; Ensino Superior; Universidade.
O presente trabalho visa discutir a concepção do ensino, pesquisa e extensão nas instituições do ensino superior da Guiné-Bissau com foco na universidade pública do país. Pretende-se com a discussão perceber como esta concepção está sendo desenvolvida nessa instituição a fim de entender o seu funcionamento em outras instituições do ensino superior do país. Além disso, o mesmo tem como objetivo geral compreender a concepção do ensino, pesquisa e extensão nas instituições do ensino superior da Guiné-Bissau: caso da Universidade Amílcar Cabral entre os anos de 1999 e 2019. Também o trabalho tem como seguintes objetivos específicos: compreender como a lei de bases do sistema educativo da Guiné-Bissau sustenta o funcionamento da universidade Amílcar Cabral em ensino, pesquisa e extensão. Entender como estatudo do ensino superior da Guiné-Bissau trata a questão de concepção de ensino, pesquisa e extensão na universidade Amílcar Cabral. E saber como a carta política educativa da Guiné-Bissau aborda a concepção do ensino, pesquisa e extensão na Universidade Amílcar Cabral. O resultado da pesquisa mostra a inexistência de desenvolvimento da concepção de ensino, pesquisa e extensão nessa universidade em questão.