Mobilidade entre lugares: seus impactos na dinâmica e na organização do trabalho docente em Aratuba
Lugares; Mobilidade; Professores; Sentidos; Trabalho Docente.
Essa pesquisa tem como objetivo discutir a mobilidade numa perspectiva teórico-metodológica. Considerando suas características a partir da situação de docentes que se deslocam diariamente de outros municípios e até mesmo da sede da cidade para localidades de difícil acesso afim de cumprirem sua jornada de trabalho nas escolas municipais e estaduais em Aratuba e municípios do maciço de Baturité, buscamos compreender a influência da mobilidade socioespacial na dinâmica e organização do trabalho docente, partindo do pressuposto de que professores e suas práticas pedagógicas é um dos fatores que mais impactam no aprendizado dos alunos. Dessa forma, a complexidade da mobilidade entre lugares é uma questão relevante e cheia de significados na discussão sobre os fatores e efeitos dessa dinâmica na vida dos profissionais da educação. Por meio de uma pesquisa qualitativa, buscamos compreender os sentidos do processo da mobilidade entre lugares como um processo de subjetivação e de profissionalização, numa perspectiva interdisciplinar, pois o tema, além de contemporâneo situa-se na encruzilhada de várias ciências. Nesse contexto, estudiosos como Beaujeu-Garnier (1980), Santos (2002, 2007, 2008), Vasconcellos (2017), Cunha (1994) nos apoiam com pressupostos metodológicos, acerca da questão da mobilidade-trabalho, aqui discutida