Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO EVANDRO DE ARAÚJO

DISCENTE: FRANCISCO EVANDRO DE ARAÚJO
DATA: 06/01/2021
LOCAL: meet.google.com/eao-okjt-add

RACISMO EM PERSPECTIVA: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM ITAPIÚNA-CE

Racismo. Relações Étnico-Raciais. Educação escolar. Interdisciplinaridade.

O racismo, em sua longa existência, pode ser considerado a principal causa da criação do conceito de raça entre os humanos, especialmente, africanos e seus descendentes e, por essa razão, políticas de silenciamento e branqueamento das populações negras em sociedades que conviveram com o escravismo, foram muito comuns. A racialização científica na segunda metade do século XIX e início de XX será responsável pela exclusão da grande maioria dos afro-brasileiros da história e da cultura nacionais. Discussões em torno dessa problemática ainda não atingiram as bases da educação em geral, e do ensino escolar, em particular. Esta pesquisa de caráter interdisciplinar, objetiva investigar a história do racismo e o histórico silêncio em torno das populações negras e como isso reflete nos sistemas de ensino no Brasil, no Ceará e, principalmente nas Escolas de Ensino Médio da Rede Estadual, Franklin Távora e Vereadora Edmar Martins no município de Itapiúna-Ce, para uma educação antirracista, pauta dos movimentos negros de longa data. Para uma discussão crítica dessa temática nos valemos de estudos históricos, antropológicos, sociológicos e da educação como (SILVA, 2020; MUNANGA, 2004, 2009, 2019; MUORA, 2019; GOMES, 2018). Analisaremos documentos como os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), relatórios do Projeto Professor Diretor de Turma (PPTD) e entrevistas orais semiestruturadas. A Interdisciplinaridade de Frigotto (2018) e Japiassu (1976), assim como os conceitos de Colonialidade do poder de Quijano (2005) e Opção descolonial de Mignolo (2008) nos forneceu bases teórico-metodológicas para esta investigação.

Presidente - 1304426 - ARILSON DOS SANTOS GOMES
Interno - 2079545 - FRANCISCO VITOR MACÊDO PEREIRA