Vestígios Arqueológicos do Quilombo da Serra do Evaristo como Fonte para o Ensino de História em Baturité/CE
Arqueologia; Ensino de história; Consciência Histórica
Ao considerar as particularidades do ensino de história frente a didática geral, este estudo pretende problematizar os Vestígios Arqueológicos do Quilombo da Serra do Evaristo como Fontes de Educação da Consciência Histórica. Para tanto elencou a Escola Municipal Osorio Julião EEIF, por tratar-se da única escola presente na comunidade. Cabe salientar que pretende-se fomentar o ensino de história para alem dos muros escolares, em sua consonância com identidade, memória e Patrimônio. Do objetivo central, deflagra-se a necessidade de se compreender e pensar as diversas narrativas, histórias e memórias a partir das quais o passado é apropriado e (re)significado pela comunidade. Para tanto, elenca-se a pesquisa-ação e a observação participante com o intuito de permitir maior construção de dados que corroborem na analise da intercessão da escola e outros equipamentos sociais da comunidade, a saber, o Ecomuseu, a Associação de moradores e o Ponto de Cultura.