Banca de DEFESA: JOSÉLIA CRUZ DA SILVA

DATA: 29/01/2020
LOCAL: Sala 201, Bloco C, Auroras

COMPREENSÃO LEITORA E O TEXTO VERBO-IMAGÉTICO

compreensão leitora, gramática do design visual, texto verbo imagético , estratégias de leitura, cognição

O ambiente escolar é o espaço instigador de ideias e ressignificações de sentido no campo textual.
A leitura proporciona ao aluno não somente a formação crítica, mas também permite um delinear de
diferentes estratégias para melhorar a compreensão leitora de textos verbo- imagéticos. Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a articulação entre leitura e composição do texto verbo-imagético como um saber a mais para a compreensão leitora do aluno. Para análise da construção
interpretativa nos pautaremos em estratégias de leitura, inferências, horizontes de compreensão, conhecimentos prévios e elementos multimodais (sons, imagens, cores….), que precisam ser trabalhados para o aluno atingir a compreensão leitora desejada da leitura de um texto. Os pressupostos teóricos desta pesquisa se apoiam no estudo de Kato (1985), Alliende (1987), Solé (1998), Kleiman (2007), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2013), Oliveira (2014), no campo da compreensão leitora; e no de Kress e Van Leeuwen (2004), Dionísio (2011), no campo da Gramática do Desing Visual – GDV. O recurso metodológico desta pesquisa é de natureza intervencionista, pois seu intuito é promover o desenvolvimento da compreensão leitora, produzindo conhecimento para uma aplicação prática. As intervenções foram aplicadas em uma turma de 1º ano do ensino médio em uma escola pública do município de Aratuba. A partir das análises das sequências didáticas realizadas, observou-se que os alunos desenvolveram a compreensão leitora através dos trabalhos didáticos com textos verbo-imagéticos associados aos estímulos dos elementos: conhecimento prévio, inferências, estratégias de leituras e horizontes de compreensão, junto aos direcionamentos dos professores. Essas ações são identificadas como recursos colaboradores para construção da compreensão leitora pelos discentes.

Interno - 2079646 - CARLOS HENRIQUE LOPES PINHEIRO
Interno - 2181560 - MARIZA ANGÉLICA PAIVA BRITO