Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉLIA CRUZ DA SILVA

DISCENTE: JOSÉLIA CRUZ DA SILVA
DATA: 01/08/2019
LOCAL: Sala 201, Campus das Auroras

COMPREENSÃO LEITORA E O TEXTO VERBO – IMAGÉTICO NAS PRODUÇÕES DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

compreensão leitora, gramática do design visual, texto verbo imagético , estratégias de leitura, cognição

O ambiente escolar é o espaço instigador de ideias e ressignificações de sentido no campo textual. A leitura dentro do cerne comunicativo proporciona ao aluno não somente a formação crítica, mas inclui em suas incumbências um delinear de diferentes estratégias cognitivas para se alcançar a compreensão leitora através de textos verbos imagéticos. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição da composição textual verbo imagético como elemento de suporte também enunciativo e fomentador para compreensão leitora do aluno. Para análise da construção interpretativa nos pautaremos nas estratégias de leitura, inferências, horizontes de compreensão, conhecimentos prévios e elementos multimodais (sons, imagens, cores….) que complementam os processos cognitivos necessários para o aluno atingir a compreensão leitora desejada da leitura de um texto. Os pressupostos teóricos desta pesquisa se apoiam no estudo de Kato (1985) Alliende (1987), Solé (1998), Kleiman (2007), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2013), Oliveira (2014) no campo da compreensão leitora e Kress e Van Leeuwen (2004), Dionísio (2011) no campo da Gramática do Desing Visual – GDV. O recurso metodológico desta pesquisa é de natureza intervencionista, pois seu intuito é promover o desenvolvimento da compreensão leitora, produzindo conhecimento para aplicação prática. Tendo em vista que a presente pesquisa acontecerá no âmbito escolar e visa melhorar a prática pedagógica e, consequentemente, o aprendizado do aluno, ela assume o caráter de pesquisa-ação. As intervenções serão aplicadas em uma turma de 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Aratuba. A execução da atividade ocorrerá através da leitura de textos verbais e textos verbo-imagéticos que subsidiarão a coleta de dados para nossas futuras conclusões sobre o objeto investigado.

Presidente - 2181560 - MARIZA ANGÉLICA PAIVA BRITO
Externo à Instituição - MÔNICA MAGALHÃES CAVALCANTE - UFC