Banca de QUALIFICAÇÃO: WENDEL DAMASCENO OLIVEIRA

DISCENTE: WENDEL DAMASCENO OLIVEIRA
DATA: 04/07/2019
LOCAL: sala 321 A - Auroras

Caminhos da Cultura e da Revolução nas obras de Amilcar Cabral e Mario Pinto de Andrade

Cabral, Andrade, intelectuais africanos, panafricanismo

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

O presente trabalho insere-se na temática da emergência da luta anticolonial, promovido nas ex-colônias portuguesas no período histórico da descolonização africana. O processo de descolonização envolve tanto a emancipação política da nação subjugada quanto à libertação do “ser” no colonizado, transformando-se no “homem novo”. Essa transformação do ser se relaciona com a cultura, na medida em que a libertação do colonialismo promove a emergência de novos pensamentos e ideais. Nesse sentido, nosso objeto de estudo são as obras de Mário de Andrade (1928-1990) e Amílcar Cabral (1924-1973), lideranças políticas e intelectuais, respectivamente, do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e do PAIGC (Partido Africano para a Independência de Guiné e Cabo Verde). As obras serão analisadas a partir de temas transversais presentes nas obras de Andrade e Cabral (pan-africanismo, cultura, revolução e imperialismo), tendo como elementos subsidiários os acervos privados de Andrade e Cabral disponibilizados na fundação Mário Soares. Nosso objetivo geral é analisar como essas categorias elencadas operam no processo de libertação nacional.

Externo ao Programa - 2236154 - ARTEMISA ODILA CANDE MONTEIRO
Externo ao Programa - 2046198 - FABIO BAQUEIRO FIGUEIREDO