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Banca de DEFESA: MARIA DE CLEOFAS SILVA SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE CLEOFAS SILVA SOUZA
DATA: 20/05/2019
HORA: 11:00
LOCAL: Auroras
TÍTULO:

FORMAÇÃO DOCENTE E INTERCULTURALIDADE NO CONTEXTO DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DO MUNICÍPIO DE ARACOIABA-CE




PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada, Interculturalidade, Paic


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

O presente trabalho analisa a formação docente e a interculturalidade no contexto do Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, a partir da perspectiva das professoras alfabetizadoras de Aracoiaba-Ce. O PAIC é uma política pública do governo do Estado que está presente nos 184 municípios do Ceará desde 2007. Dentre as ações do programa está a formação continuada para os professores que tem uma caminhada de doze anos. Esta pesquisa busca compreender os limites e possibilidades da perspectiva intercultural nos contextos teóricos e práticos da formação contínua do PAIC e da prática docente em sala de aula em três escolas de ensino fundamental do município de Aracoiaba- CE (2007-2019). A abordagem metodológica utilizada foi à qualitativa numa perspectiva interdisciplinar, devido à complexidade do objeto de estudo. Para isso, utilizou-se como método de coleta de dados a entrevista, tendo como arcabouço teórico os seguintes autores: Minayo (1994), GALEFFI (2009), Chizzotto (2014), Gil (2007). Para discutir a formação docente, Imbernón (2010), Gatti (2011), Saviani (2009), Freitas (2014), Pimenta (2000), Marin (1995), Martins (2014), Nóvoa (2016), entre outros. Para refletir sobre a interculturalidade, os estudos de Quijano (2000), Santos (2009), Walsh, (2009,2010), Candau (2010, 2014). A pesquisa revela que o programa não traz dentro das formações a diversidade cultural no sentido de problematizar, discutir ou propor um trabalho sistematizado. O eixo do leitor aponta para uma possibilidade de diálogo entre as culturas com as coleções de paradidáticos Paic Prosa e Poesia que possuem histórias que podem contribuir neste sentido, pois abordam temas regionais como a figura do vaqueiro, cajueiro, Dragão do mar, o índio e trazem também a temática africana e foi muito citado pelas docentes como uma maneira de trabalhar a cultura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2996336 - JEANNETTE FILOMENO POUCHAIN RAMOS
Externo ao Programa - 1165204 - ELCIMAR SIMÃO MARTINS
Externo ao Programa - 2180226 - ELISANGELA ANDRE DA SILVA COSTA
Notícia cadastrada em: 17/05/2019 12:36
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